Camas, fogões, panelas, roupas, alimentos prontos, água potável e material de limpeza não param de chegar ao Terminal de Itajaí, em Santa Catarina. As doações vêm de todos os lados, de anônimos e de parceiros.
O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, por exemplo, fez a entrega de um caminhão de donativos nesta quinta-feira (27/11).
Os empregados da Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar), localizada em Araucária (PR), enviaram um caminhão de alimentos e roupas para a população atingida pelas enchentes. A Repar também colaborou com recursos humanos. Duas assistentes sociais estão trabalhando em Itajaí.
No momento, ainda há grande necessidade de lençóis e de cobertores, de material de higiene pessoal e de limpeza.
As ações da força de trabalho da Transpetro e da Petrobras estão concentradas nos terminais de São Francisco do Sul (SC), responsável pelo recolhimento de doações, e Itajaí, que recebe, faz a triagem e entrega as doações.
Dentro da área do Terminal de Itajaí há uma instalação do Corpo de Bombeiros, onde funciona um posto de comando em contato direto com a Defesa Civil. É de lá que ocorre o recebimento e a distribuição de provisões para atendimento à comunidade do entorno. E o Batalhão de Infantaria de Florianópolis e os destacamentos da Polícia Militar do Rio Grande do Sul garantem a segurança durante a entrega das doações.
A campanha contou com donativos arrecadados pela força de trabalho, com o material passado pela Defesa Civil e com os mantimentos e produtos de higiene comprados com as doações em dinheiro depositadas na conta corrente do Cepe São Francisco do Sul. Todo este volume está sendo distribuído aos 43 empregados do Terminal de Itajaí diretamente atingidos pelas enchentes.
Além disso, a Transpetro disponibilizou recursos próprios – materiais de emergência, embarcações e recursos humanos – e um fundo especial para apoio às ações emergenciais.
Água potável, água para limpeza de casas, aparelhos de limpeza a jato (hidrovaps), produtos de limpeza e de higiene pessoal, bem como refeições prontas e lanches estão sendo distribuídos todos os dias para as famílias dos empregados e para outras 280 do entorno e das faixas de dutos. Além da comunidade Transpetro, o comando também apóia um grupo de 77 atingidos ligados à UN-BS-Sul (Exploração e Produção).
O município de Itajaí foi um dos mais atingidos pelas chuvas e 80% da cidade ficaram debaixo d’água. Neste fim de semana (29 e 30/11), um grupo de voluntários de São Francisco do Sul irá reforçar o time que já vem trabalhando na emergência e na ajuda às vítimas, separando e organizando as doações.
Mesmo com todas essas atribulações, a equipe da Transpetro garantiu que nenhuma operação dos terminais terrestres e dutos fosse prejudicada.
Ajuda de fora – Para os moradores de outras regiões do País que querem ajudar as vítimas de Santa Catarina, o melhor meio é por depósito bancário, por causa das dificuldades de transporte de grandes volumes por malote.
Para facilitar este processo, o Clube dos Empregados da Petrobras de Santa Catarina (Cepe) disponibilizou sua conta corrente. Os depósitos devem ser simples e os comprovantes, enviados para a Secretaria do Cepe via e-mail ou fax. Uma vez por semana, será divulgado um balanço das arrecadações e das demandas atendidas.
Qualquer ajuda será preciosa neste momento, em que mais de 78 mil brasileiros tiveram que deixar suas casas, muitos deles precisando se socorrer em abrigos públicos ou na casa de parentes ou de amigos.
Até o momento, nove municípios de Santa Catarina decretaram estado de calamidade pública e sete estão isolados. Participe!
Confira os dados para fazer o depósito:
Clube dos Empregados da Petrobras São Francisco do Sul
CNPJ 83554444/0001 04
Banco do Brasil
Agência: 0466-9
Conta corrente: 3.263-8
Secretaria (chave CSUL, rota 856-5338); fone/fax (47) 3471-5338
e-mail: cepesaofrancisco@petrobras.com.br