logo

Terminal de Paranaguá movimenta volume recorde de derivados escuros por caminhões em junho

O terminal aquaviário de Paranaguá, operado pela Transpetro, registrou movimentação recorde de derivados escuros por caminhões em junho de 2023. A unidade transportou mais de 83 mil toneladas, superando em 11% o recorde anterior, registrado em julho de 2015. A unidade também bateu recorde diário no dia 5 de julho, com descarga 112 caminhões. O recorde anterior era de julho de 2015.

De acordo com o gerente dos terminais aquaviários do Paraná e Santa Catarina, Thobias Possebon, estes resultados demonstram os ganhos obtidos pela sinergia entre Petrobras e Transpetro. “O terminal operado pela Transpetro tem papel imprescindível na cadeia logística da região. O aumento da movimentação de escuros no terminal gera ganhos de eficiência e melhor atendimento ao mercado consumidor", destaca.

O Sistema Petrobras iniciou a operação do terminal aquaviário de Paranaguá em 1977. Em 2022, o terminal transportou 3 milhões de metros cúbicos. A unidade opera interligada com a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). O escoamento dos derivados atualmente é realizado pelos modais rodoviário, dutoviário e marítimo. O ativo atualmente gera 230 empregos diretos.

SOBRE A TRANSPETRO  

 Operando 49 terminais (28 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 130 clientes. 

Terminal de Paranagua - 675 x 435.png