logo

Terminal de Santos bate recordes em movimentação de bunker

O Terminal Aquaviário de Santos, operado pela Transpetro, bateu recordes sul-americano e brasileiro em movimentação de bunker em 2008. A unidade forneceu 1,9 milhão de toneladas, marca 7,74% superior à registrada em 2007 e que equivale a 36,6% do total brasileiro. Em todo o país foram 5,2 milhões de toneladas. O objetivo é alcançar 50% na base da Alemoa, litoral de São Paulo.

Para atingir essa meta, o píer de carregamento será modificado para poder atracar duas barcaças simultaneamente. Atualmente, embora existam dois pontos de atracação, há dificuldade operacional para utilizar dois ao mesmo tempo.

Cerca de 3.040 embarcações que atracaram no Porto de Santos, o complexo portuário de maior tráfego e movimento da América do Sul, receberam o combustível movimentado pela Transpetro. Foram 370 navios a mais a abastecerem no terminal no ano passado.

A incorporação de um novo navio em novembro, nas operações no cais santista, ajudou no resultado. A embarcação, que se juntou às outras cinco barcaças que realizam a operação, possui capacidade de vazão e armazenamento para entrega de até 5,7 mil toneladas.

Inaugurado em 1976, o Terminal Aquaviário de Santos opera carga e descarga de navios para cabotagem, importação e exportação de derivados de petróleo (GLP, óleo diesel, gasolina, óleo combustível e nafta), além de bunker. Possui o maior parque de GLP (gás de cozinha) refrigerado e pressurizado do Brasil, com capacidade para armazenar até 78 mil m³, sendo, dessa forma, um importante estoque regulador do produto no País. Abastece além da Baixada Santista, o Terminal de São Caetano, que por sua vez fornece o produto para a grande São Paulo e interior do estado, Sul de Minas Gerais e Mato Grosso. 

Quarto maior terminal em movimentação do Sistema Petrobras, o TA Santos transporta produtos para o Terminal de Cubatão, para a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), Refinaria  Henrique Lage (Revap), Refinaria Planalto Paulista (Replan) e Refinaria de Capuava (Recap).