O leilão de capacidades de esferas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Transbel foi considerado um sucesso. Realizado no dia 12 de dezembro, de forma eletrônica, teve quatro empresas vencedoras: NGB, Copa, Ultragaz e Supergasbras. A Transbel vai prestar serviços de armazenagem e movimentação de GLP, o gás de cozinha.
“O leilão foi positivo do ponto de vista legal, porque nós suprimos todos os preceitos normativos de transparência e de acesso democrático à infraestrutura. Ele é importante do ponto de vista do atendimento ao mercado local, porque todas as empresas que já operavam lá participaram e continuam dentro do sistema, então se dilui qualquer risco de desabastecimento. Do ponto de vista financeiro, para a Transbel, foi bastante interessante, porque trouxe uma reavaliação importante para o serviço prestado”, explicou Marcus Loureiro Marinho, Gerente Setorial de Contratos.
“Também entendemos que isso traz uma mudança. Antes, prestávamos serviço, principalmente no GLP, para um único carregador, a Petrobras, e agora prestaremos para quatro empresas ao mesmo tempo. Isso traz um ganho em termos de receita e um desafio de estarmos coordenando e gerenciando quatro novos clientes”, completou Dêmison Dutra Fernandes, consultor de Novos Negócios na Transpetro.
Segundo Dêmison, a operação vai trazer ganhos financeiros para a Transbel. “Cada lote tem uma movimentação mínima que foi exigida a cada uma dessas empresas. Os resultados foram acima dos lances mínimos. Teremos um aumento de receita imediato, quando da celebração desses contratos”, disse.
A participação das empresas vencedoras do leilão no share de mercado do estado do Pará foi correspondente ao volume de cada lote: o lote A tem disponível 40% de sua capacidade; o lote B, 30%; o lote C, 20%; e o lote D, 10%. A NGB detém 40,5% de share do mercado, enquanto a Copa Energia tem 29,5%, a Supergasbras, 16,7% e a Ultragaz, 9,4%.“Foi um sucesso para a Transbel e para o mercado a realização do leilão. Foi bom nesse aspecto que atendeu à situação atual do mercado de abastecimento das empresas que operam lá, as quatro principais. A dinâmica do leilão, especificamente, foi muito satisfatória para a Transbel”, celebrou Kassem Zaidan, coordenador comercial das distribuidoras de combustível.
“Em janeiro de 2023, foram assinados contratos firmes com as quatro distribuidoras, com vigência de cinco anos a partir de 1º de fevereiro, garantindo assim previsibilidade de receita para a Transbel, com resultado superior ao previsto inicialmente”, comentou Thales Carneiro, gerente setorial de Relacionamento com Clientes de Derivados e Biocombustíveis. Os quatro contratos totalizaram, aproximadamente, R$ 390 milhões.Saiba mais
A Transbel (ou Transpetro Bel 09 S.A.), localizada no Porto Organizado de Belém (PA), é uma subsidiária da Transpetro. Seu propósito específico é o arrendamento de área e infraestrutura pública para movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, especialmente combustíveis e GLP.A companhia está habilitada para realizar todas as atividades portuárias: carga e descarga, gestão de armazéns e terminais aquaviários, navegação de apoio portuário e demais atividades relacionadas à movimentação ou armazenagem de mercadorias, destinadas ao transporte aquaviário ou dele provenientes.