logo

Transpetro adere ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

A Transpetro se tornou signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, o que reforça o seu compromisso com os princípios de conformidade, ética e transparência. Com isso, desde 27 de junho a companhia integra um grupo de empresas que assumiram o compromisso voluntário de promover um ambiente de negócios mais íntegro e ético e de combate a condutas de suborno, fraude e corrupção. 

Coordenado pelo Instituto Ethos, o Pacto compreende um conjunto de diretrizes e procedimentos a serem adotados pelos signatários no relacionamento com os poderes públicos e utilizados como referência pelo mercado. A partir de relatórios de monitoramento, as empresas integrantes são avaliadas anualmente por suas práticas empresariais relacionadas à prevenção ao suborno e à corrupção, o que contribuiu para a criação e melhoria de políticas relacionadas ao tema.  

O pacto conta com a adesão de 864 empresas, entre públicas e privadas, incluindo a Petrobras. Ao se tornar signatária, a Transpetro reforça seu compromisso público em favor da integridade no ambiente dos negócios e da criação e manutenção de políticas e processos de promoção de integridade, bem como de prevenção e combate a fraudes e corrupção. Além disso, reafirma sua determinação de combater qualquer forma de suborno, de primar pela transparência no fornecimento de informações e de colaborar em investigações, quando necessário. 

A adesão à iniciativa representa ainda uma oportunidade de ampliar na Transpetro a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), considerada prioritária na companhia. “O pacto é uma referência no Brasil e fazer parte dele evidencia os nossos esforços para melhoria e fortalecimento de processos de conformidade, integridade, prevenção e combate à corrupção, em linha com as melhores práticas de governança corporativa existentes. Estamos diante de uma medida que contribui para a atuação empresarial socialmente responsável”, afirmou o presidente Luiz Eduardo Valente.

Sobre o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção 

O Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção foi lançado em 2006, por iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do UniEthos – Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável, da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e do Comitê Brasileiro do Pacto Global. A ferramenta utilizada para monitoramento dos compromissos assumidos pelas empresas signatárias do pacto é o guia temático Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção - Indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis. Entre os temas tratados pela iniciativa, destacam-se quatro: compras públicas, financiamento de campanhas eleitorais, desvios de recursos públicos e publicidade governamental.

Conheça mais sobre o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção clicando aqui.