logo

Transpetro ampliará capacidade operacional de oleoduto que liga São Paulo a Brasília

A capacidade anual de operação do Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra), operado pela Transpetro, aumentará em torno de 24%, passando dos atuais 9 milhões para 11,17 milhões de m³. Essa diferença equivale a 70 mil viagens de caminhão-tanque que deixariam de ser feitas para atendimento da região Centro-Oeste.

O aumento, previsto para ser concluído em 2016, será consequência da instalação de novas bombas na Refinaria de Paulínia (Replan) e da instalação do sistema de injeção de redutor de atrito ao longo das estações de bombeamento existentes e nas estações intermediárias do Osbra.

O sistema consiste em um mecanismo que injeta uma substância química no produto transportado para diminuir seu atrito com o duto, aumentando a vazão de deslocamento. Assim, será possível transportar mais diesel e gasolina em menos tempo.

Com 964 quilômetros de extensão, o Osbra iniciou suas operações em dezembro de 1996 com capacidade para movimentar até 9 milhões de m³ por ano. A Transpetro colocou em prática ações para o aumento dessa capacidade para responder à crescente demanda do mercado. O oleoduto possibilita que a Companhia transporte com menor custo e maior segurança gasolina e diesel da origem até o ponto mais próximo do cliente. 

Além de ser um bom negócio para a Companhia e para o cliente, o melhor aproveitamento dos modais representa ganhos para o meio ambiente e para a segurança nas estradas. 

A Transpetro é a maior empresa de transporte e logística de combustíveis do Brasil. As operações da Companhia, subsidiária do Sistema Petrobras, abastecem indústrias, termelétricas e refinarias, viabilizando a geração de milhões de empregos para os brasileiros.