logo

Transpetro ampliará em 25% sua capacidade logística com o TP 25

A Transpetro vai aumentar em 25% sua capacidade logística com os navios previstos no seu Programa de Renovação e Ampliação da frota, o TP 25. O assunto foi destaque no primeiro dia de conferências da Navalshore, maior feira da indústria marítima da América Latina, que ocorre de 20 a 22 de agosto no Expo Mag, no Rio de Janeiro. As novas embarcações vão atender prioritariamente à Petrobras, contribuindo para reduzir os custos de afretamento e consolidando a Transpetro como um player de destaque na transição energética.

O presidente da companhia, Sérgio Bacci, reforçou, na abertura do evento, a importância estratégica do TP 25 para a eficiência energética e logística do Sistema Petrobras. Segundo Bacci, a aquisição de embarcações com baixa disponibilidade de mercado reduz a exposição a oscilações de frete.

“A Petrobras está retomando a contratação de embarcações para a frota própria. Esse programa representa uma mudança na estratégia de logística do sistema Petrobras, a partir da expectativa de aumento na produção de petróleo nos próximos anos. Do ponto de vista do negócio, ampliar a frota própria gera mais valor, dá mais segurança operacional e retorno aos acionistas”, reforçou Bacci.

O Programa TP 25

Lançado no último dia 8 de julho por meio de licitação pública internacional, o programa TP 25 prevê a contratação de 25 navios no total. Inicialmente, serão adquiridos quatro navios para transporte de produtos claros, da classe handy, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB), para operações de cabotagem ao longo do litoral brasileiro. O programa inclui, ainda gaseiros e embarcações de médio porte, além dos handy.

O diretor de Transporte Marítimo, Jones Soares, destacou os benefícios do programa durante a palestra “TP 25 – bom para o Brasil”. Ele explicou que o modelo das licitações visa garantir o melhor preço para a companhia e que o edital também contempla equalizações do preço caso o estaleiro vencedor seja nacional.

“Nesses casos, o Sistema Petrobras poderá acessar o Fundo da Marinha Mercante (FMM), que tem taxa de juros bastante atraentes, e debitar a incidência do imposto de importação do cálculo do preço final, que ocorre em situação de contratação no exterior”, afirmou Soares.

Segundo o diretor, o Programa da Transpetro é bom para o Brasil porque reposiciona o país na sua estratégica naval para a logística de petróleo e derivados e de produtos de baixo carbono. Além disso, as novas embarcações vão permitir uma redução de até 30% no volume das emissões de carbono da companhia.

“O TP 25 é um programa que impulsiona a Transpetro para o futuro, cria perspectivas de crescimento das suas operações logísticas, com uma frota ainda mais sustentável”, afirmou.

Transpetro na Navalshore  

A Transpetro é a patrocinadora da Navalshore 2024, feira que tem a expectativa de atrair 13 mil visitantes e que conta com 110 empresas expositoras de 400 marcas do Brasil e do exterior. A Transpetro está com um estande de 66 metros quadrados que conta com experiências imersivas, pelas quais os visitantes podem explorar o universo da companhia por meio de telas interativas e óculos de realidade virtual. A empresa também oferece minipalestras ministradas por profissionais da companhia no Espaço Conhecimento, localizado no estande. Um espaço de convivência de 124 metros quadrados também está disponível no mezanino.

Pioneirismo e inclusão

De forma pioneira, a Transpetro tem oferecido, nos eventos que patrocina, a sala de apoio à amamentação, com estrutura adequada para coleta e armazenamento do leite materno. A ação tem sido apoiada por mulheres e atraído a atenção de lactantes, que muitas vezes marcam presença nessas ocasiões justamente pela oportunidade de ter acesso a esse espaço de acolhimento.

 A Transpetro já conta com 40 ambientes similares nos seus terminais, em 17 estados. No “Agosto Dourado”, mês que promove a importância do aleitamento materno, a empresa busca, com a iniciativa, sensibilizar e engajar outras empresas a adotarem práticas inclusivas semelhantes.

Sobre a Transpetro

Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

Serviço

Transpetro na Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima

Data: de 20 a 22 de agosto

Local: Expo Mag, R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n - Cidade Nova, Rio de Janeiro (RJ)

Horário: das 13h às 20h

 

Dia 21 de agosto

Conferência Oficial

• Painel: Formação e disponibilidade da mão de obra marítima - demanda atual e futura

Palestrante: Jones Soares – diretor de Transporte Marítimo da Transpetro

Horário: 14h

 

Espaço Conhecimento – Estande Transpetro

• Palestra: Centro Nacional de Acompanhamento de Navios (CNAN)

Palestrante: Hildelene Bahia - gerente setorial do CNAN

Horário: 13h30

 

• Palestra: Centro de Diagnóstico de Navios

Palestrante: Luiz Fernando Sauerbronn - gerente de Manutenção de Navios  

Horário: 13h45

 

Dia 22 de agosto

Espaço Conhecimento – Estande Transpetro

• Palestra: Projeto de telemedicina na frota Transpetro

Palestrante: Raildo Viana - gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Horário: 14h

1000003981.jpg