logo

Transpetro avalia riscos de integridade de todo ocupante de função gerencial

 

Promover a cultura de integridade é um dos nossos compromissos. Por isso, temos aprimorado nossos controles internos e fortalecido um ambiente de conformidade na companhia. Uma das ações nesse sentido é a avaliação de Background Check de Integridade (BCI), à qual são submetidos todos os ocupantes de funções gerenciais (gerentes, coordenadores, especialistas, cargos de administradores e conselheiros fiscais em sociedades nas quais a companhia tem participação, bem como associações, fundações e entidades representativas em geral).

Desde 2017, já realizamos mais de duas mil avaliações de BCI. Trata-se de um levantamento de informações acerca do candidato a uma posição, tendo em vista as melhores práticas de integridade. O BCI é realizado a cada nova designação e funciona como um instrumento de suporte à tomada de decisão, sem emitir opinião, recomendação ou parecer sobre o mérito da indicação.

Assim, antes da efetivação de um candidato em uma nova função, oferecemos ao gestor uma análise de risco com um sumário de dados a respeito do indicado, sem prejuízo da meritocracia. O foco é tornar o processo mais seguro e aumentar a qualidade das nomeações, cabendo ao gestor decidir sobre a manutenção da indicação e a designação dos profissionais.

O procedimento de BCI envolve as diversas áreas de controle da companhia. Por meio de consulta a bancos de dados públicos e privados e também a nossos sistemas internos, verificamos o atendimento aos requisitos de integridade previstos tanto na legislação quanto nas políticas da empresa, levando em conta a proteção à privacidade.

O BCI faz parte de um rol de medidas adotadas pela Transpetro para garantir um ambiente corporativo íntegro para os negócios e, consequentemente, manter a companhia sempre orientada ao desenvolvimento de suas atividades com ética, transparência e conformidade.