logo

Transpetro comprova capacidade de resposta a emergência em exercício simulado em Barueri (SP)

_mg_2558_54731822350_o.jpgUm exercício simulado realizado nesta terça-feira (19/08), na faixa do duto Obati (Oleoduto Barueri-Utinga), que interliga os terminais de Barueri e São Caetano do Sul, comprovou a capacidade da Transpetro de resposta a emergência. O treinamento contou com a participação de equipes da companhia e de órgãos ambientais e de segurança de Barueri e do estado de São Paulo, além de moradores do entorno da faixa de dutos.

O treinamento simulou a tentativa de furto de diesel, seguido  de incêndio de pequenas proporções, e o atendimento a duas vítimas. O primeiro foi um empregado da Transpetro, que escorregou em uma mureta próxima ao vazamento. Com o tombo, ele bateu as costas em uma pedra e ficou impossibilitado de andar. O outro foi um aluno da escola pública da região, que sentiu dor no peito e precisou de cuidados médicos.

_mg_2566_54731465641_.jpgO comando da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) simulada ficou a cargo do supervisor da Gerência Setorial de Manutenção de Faixa São Paulo Planalto da Transpetro Zandor Polato. Entre outros pontos positivos do treinamento, ele destacou a sinergia com as demais instituições presentes para realizar uma resposta em conjunto.

“A Transpetro investe cerca de R$ 100 milhões por ano na proteção de seus dutos. Nesse sentido, o simulado cumpriu seus objetivos: testar a integração entre os agentes envolvidos, avaliar a eficácia dos procedimentos e reforçar a preparação das nossas equipes e da comunidade para o caso de haver uma emergência real”, comentou Zandor.

O consultor da Gerência Setorial de Contingência da Transpetro, Giovani Almeida, reforçou a importância dos simulados para testarmos nossa estrutura de resposta. “O Terminal de Barueri é estratégico para a nossa logística de combustíveis na Região Sudeste, o que o torna importante para treinamento como esse. O exercício foi cuidadosamente planejado para não causar impacto real na comunidade. Toda a operação seguiu protocolos de segurança e foi acompanhada por órgãos competentes.

_mg_2631_54730634017_o.jpg

Transpetro em Barueri

O Terminal de Barueri recebe, armazena e transfere derivados de petróleo e álcool procedentes da Refinaria de Paulínia (Replan), da Refinaria do Vale do Paraíba (Revap) e da Refinaria de Capuava (Recap) e dos terminais de São Caetano do Sul, Guarulhos, Guararema e Cubatão para distribuição por meio da associação das companhias distribuidoras. O terminal também transfere produtos para São Caetano do Sul, para o Porto de Santos e para a Refinaria de Paulínia.

Órgãos externos

Além da Transpetro, participaram do simulado equipes da Prefeitura de Barueri, por meio das secretarias municipais de Segurança Urbana e Defesa Social, que envolvem a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Guarda Civil Municipal (GCM); Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que compreende a equipe do meio ambiente e do Centro de Animais Domésticos (Cepad); Mobilidade Urbana (Semurb); Saúde e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), bem como professores e alunos da EMEF e EE Professor José Domingos da Silveira. Também participaram equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Militar, Polícia Rodoviária e concessionárias de rodovias da região.

O simulado em imagens.