A Transpetro recebeu, no dia 6 de outubro, a declaração de conformidade na maturidade ASG (Ambiental, Social e de Governança). Essa conquista reconhece o trabalho da companhia em estabelecer uma jornada ASG e buscar uma maior evolução das pautas de sustentabilidade, como a adesão ao Pacto Global da ONU, a definição de temas materiais e a inserção de um Posicionamento ASG em nosso Plano Estratégico 2050 - Plano de Negócio 2025-2029.
“A obtenção dessa declaração demonstra o comprometimento e a qualidade com que conduzimos nossas atividades internamente. A cultura de valorização da sustentabilidade, integridade e cuidado com as pessoas e o meio ambiente permeia as rotinas de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras, sendo incorporada desde o início de suas atividades na empresa”, celebrou o diretor Corporativo e Jurídico, Tomás Arantes.
Realizada entre 1º de julho e 15 de setembro, a avaliação externa sobre os processos da companhia visou qualificar o grau de maturidade no atendimento aos requisitos de ASG, com base na metodologia da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Nesse período, gestores e gestoras da Transpetro participaram de entrevistas e disponibilizaram evidências documentais relativas a diversos aspectos, como gestão dos critérios ASG e correlação dos critérios ASG com os temas materiais.
Metodologia
A Prática Recomendada (PR) pela ABNT PR 2030:2022 aborda conceitos e orientações para incorporar a agenda ASG na organização e disponibiliza um modelo de avaliação e direcionamento a ser aplicado. A metodologia define a maturidade ASG de uma organização em uma escala, composta por cinco estágios de evolução crescentes e de abordagem cumulativa.
Para a obtenção da declaração de conformidade com a PR 2030, é necessário que todos os critérios avaliados estejam no mínimo no estágio 3 - nível gerencial (grau que caracteriza o início de um comprometimento sistêmico com a gestão de critérios ASG) e pelo menos um estágio 4 ou 5 em cada um dos eixos Ambiental, Social e Governança.
De acordo com o relatório da empresa avaliadora, “com 85% de seus critérios avaliados em nível 4 e 5, estratégico e transformador, a Transpetro atesta a transversalidade da sustentabilidade na companhia, bem como a integração da estratégia ASG ao negócio”.
A aplicação dessa metodologia permitiu identificar o estágio de evolução em relação aos critérios ASG considerados relevantes para a Transpetro e traçar estratégias para avançar nessa jornada, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável nos níveis locais, regionais e globais. O relatório da avaliação deve servir como uma ferramenta crítica para orientar nossas estratégias futuras e ações de sustentabilidade internas.
Temas avaliados
A avaliação externa avaliou os seguintes temas: mudanças climática; recursos hídricos; biodiversidade e serviços ecossistêmicos; economia circular e gestão de resíduos; gestão ambiental e prevenção da poluição; diálogo social e desenvolvimento territorial; direitos humanos; diversidade, equidade e inclusão; relação e práticas de trabalho; promoção de responsabilidade social na cadeia de valor; governança corporativa; conduta empresarial; práticas de controle e gestão; e transparência de gestão.