logo

Transpetro e CDI inauguram espaço de inclusão digital na Ilha dos Búzios

A Transpetro inaugurou em abril, na Ilha dos Búzios, a unidade do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que passou a oferecer sete estações de computadores com acesso à internet para os alunos da Escola Municipal de Porto do Meio e aos moradores da ilha. A sala, localizada na própria escola, foi montada em parceria com a Colônia de Pescadores Z-6, de Ilhabela (SP).

O CDI Escola da Ilha dos Búzios é o 781º espaço de inclusão digital implantado pelo CDI, sendo o primeiro instalado em uma ilha. A logística para o transporte e desembarque da antena, das torres e dos computadores foi a maior e, talvez, única barreira enfrentada. Foi necessário esperar condições altamente favoráveis da maré e exigiu várias idas e vindas de barco.

Os alunos beneficiados têm entre 7 e 14 anos e poderão utilizar a nova estrutura durante o turno escolar. Nos horários de contraturno haverá uma programação especial para os adultos da ilha, que abriga cerca de 50 famílias - sendo quase a metade em Porto do Meio, onde fica o CDI Escola.

O projeto tem a participação das duas professoras da Escola Municipal, Neide Maria de Souza e Silvania Pereira de Oliveira, que foram treinadas pelo CDI para apoiar as crianças, jovens e adultos atendidos pelo programa.

Tecnologia para ultrapassar fronteiras - Búzios é uma das quatro ilhas habitadas que formam o município e o Parque Estadual de Ilhabela. É habitada por comunidades de caiçaras tradicionais, que sobrevivem, principalmente, da pesca artesanal. Pequenas nascentes abastecem a ilha com água doce, que se torna extremamente escassa na época da seca. A luz das casas vem da energia solar e foi conquistada há pouco mais de um ano, por meio do Programa Luz para Todos, do Governo Federal.
 
Todo o entorno da Ilha dos Búzios é formado por costão rochoso e reentrâncias, sem areia. Os dois únicos píeres de acesso a Porto do Meio são artesanais, feitos de bambus e cordas, inadequados para o embarque e desembarque de grandes volumes. Transporte, só pelos barcos dos próprios pescadores.
 
Esse quase isolamento ajuda a preservar o meio ambiente, as características e a cultura locais. Mas também coloca a população local distante de uma tendência existente no Brasil, de acelerado uso da informática, inclusive em casa.

Criado em 1995, com o apoio da Unesco e da Unicef, o CDI já capacitou mais de um milhão e meio de pessoas em 13 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Argentina, Venezuela, Inglaterra, Chile, Espanha e Portugal.