logo

Transpetro e Marinha firmam acordo inédito de cooperação mútua

AcordoMarinha.jpgA Transpetro e a Marinha do Brasil assinaram, ontem, dia 30 de setembro, um protocolo de intenções que visa à cooperação mútua para integrar e promover medidas de segurança marítima que contribuem para a defesa e o desenvolvimento nacionais. O acordo tem o prazo de vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.

“Esta parceria inédita coroa o trabalho de excelência que fazemos há anos. O objetivo é o aprimoramento de ações integradas entre a Marinha e a Transpetro, que são destinadas ao desenvolvimento do Poder Marítimo brasileiro e ao fortalecimento da mentalidade marítima, contribuindo para a defesa e o desenvolvimento nacionais. Tenho certeza de que essa união de esforços renderá bons frutos”, afirmou o diretor de Transporte Marítimo da companhia, Jones Soares.

Entre as ações previstas no documento estão apoio técnico, na forma de intercâmbio de informações, apoio de material e apoio de pessoal em atividades relacionadas à segurança da navegação; salvaguarda da vida humana nas águas; prevenção de poluição causada por embarcações e instalações de apoio; desenvolvimento sustentável, ordenamento do espaço marítimo e Agenda 2030; aperfeiçoamento do ensino profissional marítimo; uso de tecnologias e ferramentas de aperfeiçoamento de comando e controle, sistemas de monitoramento de embarcações e comunicações marítimas; e segurança cibernética aplicável às embarcações e terminais, entre outros temas.

 Na ocasião, o comandante de Longo Curso Walter Albuquerque da Silva, que atualmente está à frente do navio Machado de Assis, recebeu a comenda de Comodoro 2024, concedido pela Marinha do Brasil. “Sinto-me honrado com a homenagem, pois considero esta condecoração de extrema importância. Esta medalha simboliza o reconhecimento de toda a dedicação e do trabalho árduo desta vida no mar, um trabalho de equipe, de honra e mérito. Um reconhecimento pelos serviços prestados à Fronape, à Transpetro e ao Brasil. Que essa homenagem continue a inspirar e a motivar futuros marinheiros a trilhar o mesmo caminho de dedicação e excelência, reforçando nosso compromisso com a empresa e com o futuro”, disse.