logo

Transpetro e o Complexo do Pecém criam grupo de trabalho para analisar geração de novos negócios

A Transpetro e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém criaram nesta sexta-feira (14) um grupo de trabalho, com apoio do governo do Ceará, para analisar a geração de novos negócios e manter as operações da subsidiária da Petrobras no Porto, mesmo após o encerramento do contrato de arrendamento que a estatal tem no terminal.

O grupo de trabalho foi firmado em reunião entre o governador do estado, Elmano de Freitas, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e a vice-presidente financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira.

No encontro, foi debatida a necessidade de criar uma solução para a continuidade do fornecimento de gás natural para a malha de gasodutos e para a garantia do suprimento de usinas termelétricas conectadas ao Sistema Interligado Nacional de energia.

Atualmente, por meio do contrato de arrendamento da Petrobras no Porto do Pecém, a Transpetro garante que, em média, 2 milhões de metros cúbicos de gás natural ingressem na malha de gasodutos. Contudo, esse contrato será encerrado no final do ano e é necessário manter o fornecimento enquanto outra empresa consegue iniciar a concessão.

O grupo de trabalho também vai analisar novas possibilidades de negócio para a Transpetro no Complexo do Pecém, entre elas a operação de transbordo de combustíveis por Ship to Ship, que é mais ágil, eficiente e otimiza custos no dia a dia do porto.

“Nós somos o maior operador logístico de petróleo e derivados da América Latina e temos expertises em múltiplos modais, como a operação Ship to Ship que garante maior receita para o estado e para o Porto do Pecém”, afirmou Bacci.     

SOBRE A TRANSPETRO 

Operando 49 terminais (28 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.
 
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 130 clientes.
 

BacciGovCE2.JPG