logo

Transpetro em sinergia com um mundo mais sustentável

A história construída nos últimos 25 anos consolida a Transpetro como maior empresa de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. A companhia celebrou, no dia 12 de junho, um quarto de século com foco no futuro e em seu papel junto à sociedade. A programação de aniversário seguiu durante a semana e foi marcada pelo respeito às pessoas, seja por meio da atuação socialmente responsável nas comunidades onde atua, seja pelo reconhecimento do nosso maior ativo, que é a força de trabalho.  

Responsável por 90% de todo o petróleo exportado pela Petrobras, o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para a cerimônia que inaugurou as comemorações. Com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, entre outros convidados e autoridades, a cerimônia teve transmissão on-line para os navios, terminais, estações e bases, conectando mais de 14 mil trabalhadores, em terra e mar.
 
Em seu discurso, Sérgio Bacci reafirmou os investimentos na expansão da frota de navios e anunciou uma nova fase de crescimento da Transpetro.   “O futuro da Transpetro continuará ligado ao desenvolvimento do Brasil. Vamos levar energia, seja ela de qual matriz for, aonde for necessário para os brasileiros. E para isso voltaremos a investir fortemente nos próximos anos. Manteremos nosso objetivo principal: ir aonde o Brasil precisar”, enfatizou.

Bacci ainda reforçou o compromisso da nova gestão da empresa com a diversidade, principalmente nos gargos de liderança, e afirmou que a Transpetro dos próximos 25 anos será conectada com um mundo mais sustentável, reconhecida por sua atuação junto às comunidades e será motivo de orgulho para a sua força de trabalho.
 
Em terra e mar, colaboradores festejam aniversário
 
Nossa força de trabalho comemorou em cada canto do país, por onde operamos 49 terminais, 36 navios e quase 8,5 mil quilômetros de dutos.

Somente no Terminal de Suape (PE), cerca de 1,2 mil trabalhadores participaram da comemoração, no pátio externo da unidade. Nos terminais da Bahia, os gestores reforçaram o protagonismo que a companhia tem na cadeia logística de petróleo e derivados.
 
No aframax Garrincha, que deslizava pelas águas do Oceano Índico, o clima era animado, com muita gente contando as suas experiências e batendo no peito como um sinal de orgulho por fazer parte da empresa. Já o suezmax Zumbi dos Palmares festejou o aniversário 11 horas antes, pois estava na China.
 
Para além dos eventos comemorativos, a programação de aniversário contemplou  uma semana de ações voltadas para a força de trabalho e comunidades.

Pensando o presente e o futuro

Logo após as celebrações, os dias 13 e 14 de junho foram dedicados ao debate de temas estratégicos para a companhia, o mercado e a sociedade, especialmente cultura organizacional, diversidade, segurança e inovação.
 
Para chegar aos trabalhadores de 17 estados, do Distrito Federal e a bordo de 36 navios, foram realizados eventos on-line com especialistas do mercado.

Valorização do olhar e da trajetória dos trabalhadores
 
A linguagem audiovisual e a fotografia traduziram o olhar e o pertencimento da força de trabalho na constituição da Transpetro como uma gigante em logística.

As histórias de crescimento e superação de empregados da companhia começaram a ser retratadas na websérie "25 Histórias Inspiradoras", criada especialmente para as comemorações dos 25 anos. Os vídeos da série serão lançados semanalmente, às quartas-feiras, no site transpetro.com.br e no LinkedIn.

No dia 15 de junho foi lançada a exposição fotográfica “A Transpetro sob diferentes olhares”, na sede da empresa no Rio de Janeiro. A mostra é resultado do Concurso Cultural de Fotografia, que teve mais de 300 inscrições em três categorias - Excelência Operacional, Minha História na Transpetro e Ponto de Vista -, com a participação de trabalhadores da das diferentes regiões do país.

Clique aqui e conheça as fotos vencedoras.

Competência logística e grandeza territorial

No dia 16 de junho, o presidente Sérgio Bacci deu a largada ao “Circuito Somos Transpetro pelos Quatro Cantos”. A ação tem por objetivo mostrar a competência logística da Transpetro, unindo os empregados na criação de uma peça artesanal para celebrar o quarto de século da companhia. Segundo Bacci, o resultado final apresentará a riqueza da diversidade da força de trabalho e a capilaridade das operações. “Um dos traços da cultura Transpetro é a criatividade e a conexão entre as pessoas”, citou. A confecção colaborativa em tecido vai passar por unidades operacionais e navios até chegar à sede da companhia, no Rio de Janeiro, em dezembro, para se transformar em um quadro comemorativo.

Horta comunitária para moradores das faixas de dutos
 
A semana de comemorações foi encerrada no sábado, 17 de junho, com a inauguração de uma horta comunitária inclusiva em parceria com a Prefeitura de Diadema (SP) no âmbito do Programa Agricultura Urbana.

A cerimônia de entrega da horta à comunidade contou com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, acompanhado do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do prefeito José de Filippi Júnior, entre outras autoridades. Bacci acredita que todas as empresas devem investir em responsabilidade social, em especial aquelas que têm como maior acionista o Governo Federal.
 
“As estatais são fundamentais para o progresso do país. Têm instrumentos para induzir o crescimento econômico sustentável e solidário, mitigando os efeitos da desigualdade social que muito nos assola. Essa horta, por exemplo, vai ajudar as pessoas a terem alimento de qualidade na mesa e apoiar a renda dos agricultores urbanos inscritos, e pode ser usada em ações educacionais na escola, entre outros benefícios resultantes da união de esforços entre a Transpetro, o município e o Governo Federal”, considerou.

As hortas comunitárias são um incentivo ao consumo saudável e à complementação de renda para moradores de áreas próximas às faixas de dutos da companhia. Por isso, a Transpetro irá investir, até o final do ano, cerca de meio milhão de reais em projetos desse tipo na cidade.

Clique no vídeo abaixo e confira a nossa celebração.