logo

Transpetro inaugura academia marítima em Belém

Foi realizada no dia 10 de setembro, em Belém (PA), a aula inaugural da Academia Marítima Transpetro. O evento aconteceu na Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) e contou com a participação de 120 alunos, que farão parte das turmas do curso de Adaptação para Segundo Oficial de Máquinas e de Náutica.

Concebida pela Transpetro, em um convênio com a Marinha do Brasil, a escola nasce com o objetivo de aperfeiçoar os oficiais de náutica e máquinas da Transpetro e ajudar a Marinha na formação de novos profissionais. A expectativa é que sejam graduados 400 oficiais por ano, sendo 200 no Pará e o restante no Rio de Janeiro, onde a academia foi inaugurada no mês passado. Até 2016, 1,6 mil novos oficiais estarão formados pela empresa, que hoje possui 2,2 mil marítimos.

Parte desses oficiais formados poderá trabalhar nos 49 novos navios construídos em estaleiros brasileiros sob encomenda da Transpetro, por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), com investimentos de R$ 10,8 bilhões.

Três embarcações do Promef já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco. Uma quarta embarcação, o navio de produtos Rômulo Almeida, também construído pelo Mauá, começará a operar ainda este ano.