Os navios da Transpetro, que transportam pelos mares do Brasil parte do combustível que movimenta o país, ganharam mais uma ferramenta de segurança. Em 2014, a Companhia inaugurou o Centro Nacional de Acompanhamento de Navios (CNAN). A estrutura garante a rápida identificação de possíveis situações de perigo e não conformidades, subsidiando a equipe de bordo com informações que podem auxiliar nos processos de tomada de decisão.
Operada por uma equipe dedicada 24 horas, a ferramenta mostra a posição exata dos 60 navios operados hoje pela Transpetro, em tempo real, por meio do Sistema de Identificação Automática (AIS, na sigla original em inglês), e outras embarcações que estejam nas proximidades.
Através do Sistema de Acompanhamento da Frota de Embarcações Transpetro (SAFE), operando com interfaces disponíveis em terra e mar, os navios se transformam em uma espécie de célula repetidora de informação, oferecendo à Companhia um mapa extremamente preciso de todas as embarcações em operação na costa brasileira.
Assim, é possível o acompanhamento de todos os navios sobre uma carta náutica vetorial, o que dá precisão exata das localizações. A partir da avaliação dessas informações, caso seja necessário, é gerado um alarme para avisar aos navios sobre as situações previamente estabelecidas. Estes alarmes são interpretados e compostos de forma a gerar informações precisas sobre os riscos a que o navio está exposto. O SAFE permite, por sua arquitetura, evolução continuada com o uso, incorporando as boas práticas e corrigindo desvios operacionais.
Os navios da Transpetro foram equipados, ainda, com leitores biométricos que fazem o controle, por meio da impressão digital, do embarque e desembarque de pessoas. A iniciativa elimina a necessidade de cadastro manual feito diariamente e facilita o atendimento ao requisito internacional da Convenção Solas, que exige essa fiscalização para o navio obter certificado de navegação em outros países.