logo

Transpetro incentiva reciclagem de materiais em comunidades no Nordeste

Os cuidados com o meio ambiente ganham cada vez mais adeptos. Alinhada com esta realidade, a Transpetro desenvolve ações para ampliar o conhecimento dos moradores de comunidades situadas no entorno das instalações da companhia. Uma delas é o incentivo à reciclagem de materiais, que movimenta a economia e aumenta a qualidade de vida das pessoas, gerando renda e desenvolvimento social.

No primeiro semestre deste ano, ações de educação ambiental, com foco em reciclagem, foram realizadas nas áreas próximas aos terminais aquaviários operados pela companhia na região Nordeste. Em julho, por exemplo, uma oficina de brinquedos reuniu 59 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Francisca Freire de Miranda, em Guamaré (RN). 

“Abordamos o tema reciclagem em palestras, cinedebates, esquetes teatrais, gincanas ambientais, mutirões de limpeza de praias, oficinas de reaproveitamento de resíduos e compostagem doméstica (utilização de resíduos orgânicos)”, explica a técnica de Relacionamento dos Terminais Aquaviários no Nordeste Milena Oliveira. “A reciclagem é apresentada como um caminho para a minimização dos problemas que o lixo pode causar, poupando os recursos naturais e diminuindo o desperdício”.

Outro destaque é o Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela equipe de relacionamento da Malha de Gasodutos do Nordeste Setentrional, que capacita professores de escolas públicas como agentes de transformação. Entre os conteúdos apresentados estão a política nacional de resíduos sólidos, compostagem, separação de lixo, formas de tratamento e descartes adequados.  

Na formação, os professores conhecem toda a cadeia de produção, consumo e resíduos gerados. Como parte do conteúdo programático, realizam visitas técnicas a lixões, aterros sanitários e cooperativas de catadores. O programa tem 20 módulos, cada um com oito horas de aula.