A Transpetro identificou uma tentativa de furto em duto operado pela companhia na região do Agaraú, em São José dos Pinhais, Paraná. A ação criminosa provocou vazamento de etanol e gasolina. Não há vítimas, nem feridos, e o vazamento já foi contido. A operação do duto foi interrompida e equipes da companhia foram imediatamente para o local e isolaram a área. As autoridades competentes foram comunicadas e o órgão ambiental, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizaram avaliação do local. As equipes da Transpetro atuam na contenção e limpeza do produto.
A companhia ressalta que é vítima de ações criminosas nos dutos que opera. O transporte de combustíveis por dutos é seguro e eficiente, mas as intervenções criminosas podem trazer consequências graves para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas ambientalmente sensíveis. Além de irresponsável, a prática desse crime no momento que enfrentamos, com mais pessoas em suas casas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), potencializa os riscos. Vale ressaltar ainda que a companhia está com cuidados redobrados para a preservação da saúde dos seus trabalhadores que estão em campo para as ações de reparo. As equipes estão recebendo orientações de proteção relativas à Covid-19, além de equipamentos de proteção individual e álcool em gel.
A Transpetro colabora com as investigações dos órgãos de segurança para coibir essas ações criminosas e tem aprofundado a articulação com diversos órgãos externos para, de forma integrada, auxiliar no combate a tais atividades, além de atuar constantemente no desenvolvimento de tecnologias de monitoramento.
A companhia reforça a importância do apoio e do engajamento da comunidade por meio do canal de denúncias, o 168. O anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os moradores podem entrar em contato caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos e em terrenos próximos, como pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo às áreas das tubulações ou cheiro forte de combustível. A companhia disponibiliza também o whatsapp (21) 999920-168, pelo qual o morador pode contribuir enviando imagens e vídeos.