logo

Transpetro intensifica ações pela igualdade racial

A Transpetro, empresa signatária do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, mantém um trabalho permanente de reforço à igualdade de direitos entre os seus profissionais de todo o Brasil. Desde 2007, a companhia desenvolve o Programa Ouvidoria Itinerante, que consiste em visitas periódicas a todas as unidades de terra e mar operadas atualmente. 

Durante os encontros, equipes da Ouvidoria informam a respeito dos programas sociais e políticas públicas que estão à disposição de todos. A companhia disponibiliza, por exemplo, as cartilhas do Estatuto da Igualdade Racial, fornecidas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal. 

“A entrega do Estatuto da Igualdade Racial reforça o compromisso da companhia em promover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação”, explica a ouvidora da Transpetro, Claudia Fortes. Junto às cartilhas os funcionários recebem ainda o kit do Programa Ouvidoria Itinerante, onde é divulgada a relação de canais de comunicação da Ouvidoria para dúvidas, sugestões, críticas e denúncias.

"Praticar a igualdade é uma prioridade no nosso cotidiano. Devemos valorizar este princípio em todas as instâncias", destaca o gerente de Responsabilidade Social da Transpetro, Romilson Madeira.

Supervisor de Sistemas do Terminal de Ribeirão Preto (SP), Manoel da Conceição Avelino está na companhia desde 1988. Cedido à Transpetro e prestes a se aposentar, sabe bem como a empresa valoriza os seus profissionais. “O Sistema Petrobras reúne um diversificado contingente de trabalhadores. Sempre investiu para unir as pessoas, por isso todos devemos saber que somos iguais perante a empresa. A diferença está apenas no empenho com que cada um executa as suas atividades. Eu percebo isso”, afirmou.

A distribuição do Estatuto aumenta a informação para a força de trabalho sobre a Lei 12.288/10. Promulgada em 20 de julho de 2010, instituiu o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que tem por meta a criação de uma rede entre estados e municípios, voltada à igualdade de oportunidades, à defesa de direitos e ao combate à discriminação racial.