logo

Transpetro já convocou mais de 400 aprovados e aprovadas do processo seletivo público de 2023

PSPsite.jpgAo longo de uma semana, a Transpetro recebeu mais de 160 aprovados e aprovadas no processo seletivo público realizado no final de 2023. O segundo evento de Ambientação dos novos integrantes dos quadros de terra e mar da companhia teve quatro dias intensos de integração no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Guanabara. Nesse período, o grupo conheceu membros da força de trabalho, visitou o Edifício-Sede e, principalmente, teve acesso aos valores e à cultura da companhia por meio de atividades que possibilitaram a troca de conhecimento com profissionais da ativa.

A Ambientação é o primeiro contato efetivo dos novos trabalhadores e trabalhadoras com o “jeito de ser Transpetro” e quando recebem o tão sonhado crachá verde. O objetivo é proporcionar uma imersão na cultura organizacional da empresa, preparando os profissionais para a longa jornada profissional que terão pela frente.

A chegada de novos talentos, em terra e mar, representa um passo importante para o futuro da empresa. A companhia está recompondo seu efetivo para que suas operações atendam à estratégia de crescimento dos negócios no setor de óleo, gás e biocombustíveis nos próximos anos. A Alta Administração também esteve presente ao evento, realizado no auditório do hotel.

A realização do concurso foi um compromisso assumido pelo presidente Sérgio Bacci quando chegou à Transpetro. “O sentimento de ingressar em uma estatal para poder ajudar o país é muito especial. A empresa precisa gerar lucro para dar retorno aos investidores, mas também é um dos nossos trabalhos atender à sociedade. Somos nós que construímos esse país e que podemos ajudá-lo a se desenvolver”, disse Bacci.

O processo seletivo público realizado pela Transpetro no final de 2023 reuniu três editais para áreas em nível técnico e superior, com oportunidades em terra e mar. Para o quadro de terra, contou com 10% das vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), dobrando o percentual exigido legalmente, e 20% das vagas para pessoas pretas e pardas (PPP). Com a chegada do novo efetivo, a Transpetro recompõe seu quadro de pessoal para ajustar necessidades das operações, atendendo à estratégia da companhia de crescimento dos negócios no setor de óleo, gás e biocombustíveis.

Mais de 400 aprovados e aprovadas nos três editais já foram convocados. Segundo a gerente executiva de Recursos Humanos, Juliana Horta, a expectativa é chamar ainda mais pessoas do cadastro. “Há cargos que já estão usando o cadastro de reserva”, observou.

PSPsitedentro.jpgOrgulho de ser Transpetro

O sentimento de pertencimento aflorou em todas as falas no painel de abertura da Ambientação. O presidente Sérgio Bacci, o diretor de Transporte Marítimo, Jones Soares, a diretora substituta de Dutos e Terminais, Adriana Andrade, o diretor Financeiro, Danilo Silva, o diretor Jurídico Corporativo, Tomás Arantes, e o representante dos empregados no Conselho de Administração da Transpetro, Felipe Homero, dividiram alguns aprendizados ao longo da jornada na companhia.

Bacci reafirmou o compromisso assumido no começo da sua gestão, de uma nova fase de crescimento e retomada de investimentos. Ele ainda disse que a chegada dos novos integrantes nos quadros da companhia evidencia que essa meta está sendo atingida. “Vocês integram a partir de hoje este time solidário, que não mede esforços para ajudar a nação. Hoje é um dia muito simbólico e muito emocionante para quem pertence ao Sistema Petrobras e consegue contribuir para que a Transpetro cresça e para que o país se desenvolva”, disse o presidente.

“A força de trabalho é o coração desta empresa. E desde ontem, com a assinatura do contrato, vocês fazem parte disso”, resumiu Adriana Andrade, ao dar as boas-vindas aos novos trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro. O diretor Jones Soares destacou o importante papel da Transpetro para a soberania do Brasil e, em consequência, o compromisso dos novos empregados e empregadas perante a sociedade. “Devemos introjetar nosso propósito como estatal e ter a clareza de que estamos aqui para contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Danilo Silva listou algumas das principais conquistas do setor de óleo e gás - do sucesso da exploração do pré-sal à expansão da capacidade do Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra) - para ressaltar a história de superação da companhia e do Sistema Petrobras em virtude da alta qualificação de toda a sua força de trabalho. “Tenham muita humildade. O crachá verde não é mais importante do que o crachá marrom. Olhem para os seus colegas e aprendam com eles a fazer suas entregas com respeito ao meio ambiente e às pessoas”, frisou.

O diretor Tomás Arantes, que assumiu o cargo em meados de outubro, trouxe também um ponto de vista externo. “Como brasileiro, tenho orgulho de haver uma empresa 100% nacional tão comprometida em ser vetor de crescimento e de melhora na vida da nossa gente. Mas a receptividade e a qualidade de toda a força de trabalho desta empresa me impactaram muito e acredito que acontecerá o mesmo com todos vocês”, falou.

O mesmo tom permeou o discurso do representante dos empregados e das empregadas no Conselho de Administração da Transpetro, que enalteceu o papel da empresa como estatal e falou um pouco deste momento de retomada de crescimento: “Vocês agora fazem parte desse sonho, fazem parte dessa reconstrução. Tenham orgulho disso.”