A Transpetro está levando salas de cinema para escolas públicas de 92 municípios brasileiros, com o Cine Petrobras em Movimento. Iniciado em abril, o projeto vai exibir, até novembro, 150 sessões dos filmes Brichos 2 – a Floresta é Nossa, animação com classificação livre, que apresenta questões relacionadas à sustentabilidade; Colegas, comédia que tem a diversidade humana como tema principal; e Uma história de amor e fúria, animação que aborda a colonização, a escravidão, a ditadura e, ainda, o futuro. A estimativa é que seja alcançado um público de 14 mil espectadores.
Maior circuito de exibição não comercial da América Latina, a edição 2014 do Cinema Petrobras em Movimento tem o copatrocínio da Transpetro desde 2008. O projeto leva a sétima arte, gratuitamente, a comunidades próximas das unidades da Companhia.
As apresentações do Cinema Petrobras em Movimento são direcionadas às escolas da rede pública de ensino. Muitas vezes, o projeto é levado a cidades que não têm cinema e proporciona o primeiro contato de centenas de crianças e jovens com os filmes. Dessa forma, complementa a vivência cultural e gera conteúdo para as aulas.
O objetivo do projeto é trabalhar de forma contínua pela democratização do acesso ao cinema nacional, formando plateias para os produtos audiovisuais brasileiros. Além da Transpetro, são parceiras nessa iniciativa a Petrobras e a BR Distribuidora.