Maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina, a Transpetro apresentou, na Rio Innovation Week 2024, algumas das soluções inovadoras aplicadas em seus negócios. A maior conferência global de tecnologia e inovação tomou conta do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 16 de agosto. A Transpetro foi uma das patrocinadoras do evento, que atraiu mais de 150 mil pessoas e reuniu 350 expositores de diversos setores da economia nesses quatro dias. Como novidade, a empresa, que incentiva ações de diversidade e inclusão, levou uma inédita sala de apoio à amamentação para o evento.
Dentro da programação oficial de palestras, compartilhamos algumas das nossas iniciativas baseadas em inteligência artificial (IA) que geram resultados nos processos de gestão e na redução da emissão de gases de efeito estufa e estão redefinindo o futuro do transporte de petróleo e derivados no cenário de transição energética. O estande Espaço Transpetro, um ambiente especialmente projetado para descontração e interação, ofereceu ao público visitas virtuais imersivas com óculos de realidade virtual (VR) além de um painel interativo com tecnologia touch screen com uma variedade de conteúdos, como um quiz temático para testar o conhecimento.
“Acreditamos que a inovação é um diferencial para promover a sustentabilidade dos negócios. Estamos investindo no uso das novas tecnologias para otimizar processos e aprimorar eficiência e segurança. Destaco, em especial, os projetos ligados à descarbonização das nossas operações, que contribuirão para o fomento de uma economia de baixo carbono. Nossa presença em eventos como este reflete a dedicação em estar na vanguarda da tecnologia para contribuir significativamente com o setor”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, que esteve presente à cerimônia oficial de abertura do evento, no dia 13, e visitou os espaços da companhia no Píer Mauá.
Ação afirmativa
A empresa montou uma sala de apoio à amamentação com estrutura adequada para coleta e armazenamento do leite durante o evento. Esses ambientes estão sendo oferecidos, de forma pioneira, nos eventos patrocinados pela Transpetro, que já conta com 40 espaços de acolhimento a lactantes nos seus terminais em 17 estados. No “Agosto Dourado”, mês que promove a importância do aleitamento materno, a empresa busca, com a iniciativa, sensibilizar e engajar outras empresas a adotarem práticas inclusivas semelhantes.
A gerente de Comunicação Empresarial e Imprensa da Transpetro, Lilian Rossetto, destaca o impacto positivo que uma ação afirmativa promove na sociedade. “Além das mulheres que trabalham na Transpetro, queremos que outras mães lactantes possam ser beneficiadas com essa ação. Acreditamos que oferecer esse suporte é fundamental para que as mulheres que amamentam se sintam confiantes para participar ativamente desses eventos”, acredita Lilian.
A iniciativa foi apoiada por mulheres que utilizaram o espaço durante a Rio Innovation Week. Em seus depoimentos, elas afirmaram que a disponibilidade do espaço influenciou na decisão de participar do evento. Marylin Seguel, professora da Unisuam, conheceu o espaço e disse que o primeiro sentimento ao entrar na sala foi de acolhimento. “Achei maravilhoso! Tem o sofá, a geladeira. Tudo bem higienizado. Tenho uma bebê e não trouxe por não saber que teria um espaço assim”.
A assistente social Lyvia Seabra utilizou o espaço com a pequena Lyana, de quatro meses, e achou importante a iniciativa. "Poderia ter em todos os eventos porque, como profissionais, precisamos estar sempre nos atualizando. Chegar aqui e me deparar com essa oportunidade de ter um momento de silêncio e calmaria com a minha filha foi uma boa surpresa".
Nossa expertise na conferência
A conferência “Gestão 4.0.: IA na previsão de consumo e eficiência de materiais” foi apresentada no dia da abertura da RIW pelo consultor da Gerência de Dados, Analytics e Inteligência Artificial da Transpetro, Marcelo Fazio. O enfoque no desenvolvimento tecnológico nos processos de gestão da Transpetro foi sobre o Profeta, uma solução de IA que utiliza robôs para definir a forma mais adequada de gerenciar os estoques de materiais da companhia.
Em apenas três meses, o Profeta avaliou quase metade de todos os materiais utilizados pela Transpetro, proporcionando um aumento de 290% de produtividade. “A inteligência artificial desempenha um papel fundamental na transformação digital da Transpetro, otimizando processos e apoiando a tomada de decisões estratégicas”, destacou Fazio.
No dia 16, o investimento na descarbonização da frota de navios a partir da pesquisa e do estudo dos avanços tecnológicos mais relevantes na área foi o destaque do tema do painel "Horizontes Verdes: Inovação na Navegação para um Futuro Sustentável", apresentado pela gerente de soluções de TI para Operações e Comercial da Transpetro, Deise Lima, e pelo consultor de elétrica e automação do Transporte Marítimo, Fábio Bertoldi.
Ao destacar os avanços da companhia no desempenho em eficiência energética e na descarbonização do transporte marítimo, Bertoldi mostrou algumas das tecnologias usadas pela frota. “Essas inovações utilizadas pelos nossos navios contribuíram para reduzir em 8,3% o seu indicador de gases de efeito estufa em 2023, quando comparado com 2022”, informou. Entre elas estão apêndices de casco, tintas anti-incrustantes especiais e melhorias na eficiência de máquinas e sistemas.
"A Transpetro está profundamente comprometida em desenvolver soluções inovadoras que reduzam o impacto ambiental de suas operações e nos ajudem a construir um futuro mais sustentável para a navegação”, disse Deise.
Confira abaixo o nosso Slide Show com os melhores momentos.