logo

Transpetro na Navalshore: encontro marca a retomada da indústria naval

Mais de 1,8 mil pessoas passaram pelo estande e sala de convivência da Transpetro na Navalshore, maior evento do setor de construção naval da América Latina, que se encerra hoje, dia 24, no Rio de Janeiro. Patrocinada pela companhia, a 17ª edição da feira contou com 90 expositores e recebeu cerca de 12 mil visitantes, entre armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais. 

“Foi um encontro muito produtivo que marcou a retomada de todo um setor. A presença dos principais atores desse mercado e a rede de negócios que um evento dessa dimensão proporciona são fundamentais. Estou otimista e confiante de que estamos no caminho certo para reascender a indústria naval brasileira e gerar os empregos necessários para que nossa economia volte a crescer. Esse evento mostrou, mais uma vez, que temos condições para isso”, frisou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. 

Transpetro na Navalshore 

Durante o evento, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, anunciou que a companhia pretende lançar em janeiro de 2024 o edital para contratação de 25 navios, que serão construídos no Brasil para ampliar sua frota própria. Os objetivos são atender prioritariamente à holding Petrobras, contribuindo para reduzir seus custos de afretamento, e fortalecer o protagonismo da Transpetro na retomada da indústria naval brasileira.   

O diretor de Transporte Marítimo, Dutos e Terminais, Jones Soares, apresentou o plano da companhia para descarbonização da sua frota de 36 navios. Hoje, já são aplicadas tecnologias que colocam as embarcações entre as mais verdes do mundo. Entre elas, destaque para tintas que evitam a incrustação no casco, o que impacta, consequentemente, na redução do consumo de combustível e nas emissões de gases de efeito estufa, e o uso de algoritmo para otimização de rota, o que apoia na decisão do comandante pelo trajeto mais eficiente.   

Sobre a Transpetro    

A Transpetro opera 49 terminais (28 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.      

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da maior subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.