logo

Transpetro participa de simulado da Petrobras em São Sebastião

O Terminal de São Sebastião da Transpetro (Tebar), localizado no litoral paulista, serviu como base para o treinamento prático no mar realizado pela Petrobras nesta quarta-feira (18/10). O exercício, que faz parte do trabalho contínuo de preparação das equipes de resposta a emergências de vazamento de óleo da holding, teve como cenário um derramamento fictício de água oleosa durante a lavagem de tanque de um navio fundeado no canal de São Sebastião.   

Durante a simulação, as equipes responsáveis pela preparação, transporte, montagem e operação dos equipamentos, utilizaram embarcações de resposta equipadas com barreiras de contenção e dispositivos para recolhimento de água oleosa. Além disso, também foram utilizados drones para fornecer assistência e suporte ao exercício. O Centro de Resposta a Emergências (CRE) do Tebar foi acionado dentro do escopo do Plano de Contingência Regional da Petrobras, desempenhando um importante papel de resposta inicial juntamente com o Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras.  

De acordo com o cenário, o objetivo foi proteger a região que se estende de São Sebastião da Ponta das Canas à Praia Viana. Não foi lançado nenhum material ou substância durante a simulação de emergência.   

Segundo o gerente geral da Transpetro, Luiz Carlos Maia Junior, a participação do Terminal de São Sebastião reforça o comprometimento do Sistema Petrobras com a segurança em todas as suas atividades: “Esses exercícios são uma oportunidade valiosa para testar nossos equipamentos, comunicações e, o mais importante, nossa capacidade de trabalhar como uma equipe integrada. É um compromisso contínuo com a segurança e a proteção do nosso pessoal, da comunidade e do meio ambiente”, enfatizou.    

A atividade contou com a participação de diversos órgãos externos como Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros de São Sebastião e Autoridade Portuária do Porto de São Sebastião.