A Transpetro assinou, em 19 de abril, o termo de compromisso para o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (PPEGR) em Brasília (DF). É a quarta vez que a empresa participa dessa ação, que é promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres com apoio da ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O programa tem como objetivo incentivar a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres dentro das organizações, contribuindo para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.
Com a assinatura do termo, a Transpetro prevê ajustar a descrição das funções, adaptando o nome dos cargos de acordo com o gênero; a capacitação dos integrantes da força de trabalho quanto à temática de gênero e raça; estimular o aumento da participação da força de trabalho feminina nos processos seletivos para funções gerenciais; informar a força de trabalho quanto ao período de dez dias corridos de licença paternidade e extensão da licença maternidade; além de promover debate sobre a violência contra a mulher tanto com a força de trabalho quanto com as comunidades.
Desde que aderiu ao Programa, em 2009, a companhia vem desenvolvendo atividades que visam eliminar as formas de discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Entre elas, estão o fortalecimento de iniciativas de combate à violência doméstica e familiar e a produção de uma cartilha com esclarecimentos sobre assédio moral.
A gerente geral de Comunicação e Responsabilidade Social da Transpetro, Márcia Figueiredo, avalia que " as profissionais da companhia terão oportunidade de vencer as dificuldades de ascensão profissional por meio de ações de incentivo para o exercício de funções gerenciais".
Como reconhecimento das iniciativas desenvolvidas, a Transpetro conquistou o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em todas as edições em que se candidatou. A companhia recebeu o selo em 2010, 2013 e 2015.