logo

Transpetro patrocina o espetáculo “Fafá de Belém - O Musical”

_R4A8047.jpgPatrocinado pela Transpetro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, "Fafá de Belém - O Musical" celebra meio século de trajetória da artista paraense, uma das vozes mais emblemáticas do país, cujo repertório marcou gerações com sucessos como “Abandonada”, “Nuvem de Lágrimas”, “Coração do Agreste” e “Vermelho”.  

Em cartaz no Teatro Riachuelo (Centro, Rio de Janeiro) desde 15 de janeiro, o projeto valoriza a cultura regional, reforçando os traços culturais brasileiros. A trajetória de Fafá de Belém é apresentada em meio às lendas amazônicas e à cultura paraense, à religiosidade e a fatos históricos, como o movimento Diretas Já, nos anos 1980.

“Passei as últimas duas horas emocionado porque, por meio da Lei Rouanet, pudemos patrocinar este espetáculo maravilhoso e contar histórias como a de Fafá de Belém. Falar dessa artista é falar da história do Brasil. É uma história muito atual”, declarou o presidente Sérgio Bacci. 

_R4A7697-2.jpgA estreia da peça, no dia 15/1, contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; do diretor Corporativo e Jurídico da Transpetro, Tomás Arantes; e da gerente geral de Comunicação Empresarial da Transpetro, Lilian Rossetto de Carvalho. Falando ao público, Tomás destacou a diversidade cultural mostrada no espetáculo. “Minha gratidão ao elenco e aos técnicos, que contaram a história não só desse ídolo que é a Fafá, mas de uma heroína brasileira. Também sou grato porque, como brasileiro, posso vivenciar essa cultura rica, potente e diversa”. 

Após a temporada carioca, a montagem seguirá em turnê, com patrocínio da Petrobras. “A Petrobras é a maior incentivadora da cultura no país. A Transpetro, como parte do Sistema Petrobras, busca patrocinar narrativas que nascem fora dos grandes centros de produção cultural ou que os representam. Fafá de Belém é um exemplo de representatividade, como uma mulher que ultrapassou barreiras regionais e levou sua arte para todo o país”, disse Lilian. 

_R4A6986.jpgUma mulher do norte do país, presente em muitos momentos da história do Brasil. O espetáculo se passa em três épocas da vida da artista: no presente, ambientado durante a gravação de um documentário fictício, ela é interpretada por Lucinha Lins; na infância, é vivida por Laura Saab, nota da cantora, numa capital paraense lírica, povoada por narrativas amazônicas; e na ascensão artística, em que a atriz Helga Nemetik canta os maiores sucessos de Fafá. 

O projeto “Fafá de Belém - O Musical” envolve, além do espetáculo, a promoção de oficinas profissionais para artistas com os objetivos de promover a capacitação e a geração de renda. 

Serviço: 

Fafá de Belém - O Musical 
Teatro Riachuelo (Centro, RJ) 
Quintas e sextas: 20h 
Sábados e domingos: 17h 
Classificação etária: 12 anos 
Até 8 de março (com exceção dos dias 12, 13, 14 e 15/2)