A Transpetro entregou, em 14 de dezembro, a segunda etapa do Projeto de Responsabilidade Social Faixa em Movimento, na comunidade de Caípe de Baixo, em São Francisco do Conde (BA). O novo Espaço de Lazer e Socialização, instalado na Praça Colmonte, amplia o alcance das ações de desenvolvimento territorial em uma área que convive diariamente com operações próximas à faixa RLAM - Madre Praia e marca a 30ª entrega do ano do Projeto.
O presidente Sérgio Bacci comemorou: “Estive aqui em 2023, ano em que assumi o comando da Transpetro, e pudemos fazer a primeira entrega para essa região, já no nosso primeiro ano de gestão. Hoje, estamos entregando o 30º projeto de 2025 e impactando positivamente cerca de 60 mil pessoas, aqui, na Bahia, e em vários outros estados do Brasil”.
A gerente geral de Responsabilidade Social, Nadynni Soeiro, explicou o trabalho da área: “É um contínuo diálogo com a comunidade e com o poder público. Ao revitalizar áreas, fortalecemos a convivência segura no entorno da faixa e contribuímos para melhorar o uso do território. Entre as 30 entregas do ano, temos 23 Espaços de Lazer e Socialização, do Faixa em Movimento, quatro do Programa Transformar e três projetos socioeducativos: Caminhada Ecológica, Escola Sustentável e Recicla Osbra.
“Quando um projeto é bem estruturado, com escuta ativa, desde a concepção até a entrega, ele ganha lastro, pertencimento e sentido. A participação da comunidade em cada etapa transforma o espaço em uma conquista coletiva, leva esperança aos moradores e fortalece o território, ao mesmo tempo, em que consolida a presença responsável da Transpetro e o vínculo de confiança com quem vive ali", completou a gerente setorial de Manutenção de Faixa BA, Denize Silva.
O projeto foi concebido a partir de pesquisa realizada com cerca de 650 famílias e de escuta qualitativa com aproximadamente 150 pessoas da comunidade. As conversas revelaram a necessidade de um espaço seguro para convivência, prática esportiva e atividades que favorecessem inclusão e bem-estar. A segunda etapa mantém o conceito da primeira, com a entrega, em 2023, de um campo de futebol, uma academia ao ar livre e um parque infantil na Avenida Beira Mar.
Caípe de Baixo reúne uma população tradicional de pescadores e marisqueiras, cuja vida cotidiana é marcada pela presença das instalações industriais no entorno. Antes da primeira intervenção do programa, a comunidade enfrentava situações que ampliavam riscos à integridade dos dutos e à segurança dos moradores. A revitalização desses espaços públicos se tornou fundamental para reduzir vulnerabilidades e contribuir para condições mais adequadas de uso do território.
Na inauguração, a comunidade participou de um circuito de saúde, massagem, atividades de nutrição, atendimento odontológico, karatê, aula de ritmos, torneio de futebol, dominó e aulão de dança, além de tendas de moradores e feijoada servida ao público.





