A Transpetro deu início a uma estratégica operação logística para o escoamento de petróleo e derivados na região Norte com o transbordo fundeado Barge to Ship (de barcaça para navio), realizada no último dia 27, no município de Itacoatiara (AM), localizado a 270 quilômetros de Manaus. A operação Barge to Ship permite redução de custos e maior agilidade e eficiência no transporte, carregamento e armazenamento de produtos, além de dispensar o uso de berços de atracação, proporcionando tancagem flutuante.
Com isso, a Transpetro também se habilita para atender a clientes da América Latina com operações dessa natureza, adicionando essa expertise ao seu portifólio de serviços logísticos. A companhia opera 49 terminais terrestres e aquaviários e cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos em todo Brasil.
Na operação em Itacoatiara, foram transferidos para um navio fundeado aproximadamente 21 mil m3 de bunker VLSFO (very low sulphur fuel oils) – combustível usado em embarcações – que estavam armazenados e sendo transportados em oito balsas.
"A capacidade técnica das equipes da Transpetro viabilizou, inclusive, operações simultâneas de duas barcaças para aumento de eficiência no carregamento”, diz o gerente de Dutos e Terminais do Amazonas, Adriano Moreira.
“A implementação desta nova solução logística demonstra o preparo da companhia para atender às crescentes demandas de escoamento de petróleo e derivados da região Norte”, acrescenta o gerente setorial de Relacionamento com Clientes de Derivados e Biocombustíveis, Thales Carneiro.
Sobre a Transpetro
Operando 49 terminais (28 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 36 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 130 clientes.