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Transpetro realiza operação Ship to Ship (STS) no Maranhão

As primeiras transferências entre navios atracados a contrabordo - também conhecida como Ship to Ship (STS), realizadas no Maranhão (MA), ocorreram entre os dias 23/09 e 25/09, no Porto do Itaqui. No total foram descarregados 65 mil m³ de diesel S-10 de origem árabe, do navio Portinari para o navio Rômulo Almeida e para o Navio Joropo. Os dois primeiros são navios da Transpetro.

Além do transbordo, o navio Portinari descarregou de forma simultânea para terra, mais 12 mil m3, otimizando ainda mais esta operação.

“O STS no terminal de São Luís traz ganhos de eficiência por permitir que mais operações ocorram de forma simultânea e com vazões mais elevadas do que as que já realizávamos. Além disso, possibilita ganho imediato aos nossos clientes por reduzir o tempo de fila dos navios para atracar no porto, tornando o terminal mais atrativo”, comenta o gerente executivo de Dutos e Terminais do Norte, Nordeste e Sudeste, Flávio Godinho.

“Esta modalidade otimiza as operações, aumentando a nossa capacidade de movimentação e de logística de combustíveis para todo o país. A partir desta solução tecnológica, a Transpetro reafirma seu compromisso com a inovação, eficiência e excelência em logística, consolidando-se como referência no mercado”, afirma o gerente executivo de Operação de Navios da Transpetro, Claudio Menezes.

Maior operadora logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina, a Transpetro realizou, de janeiro a agosto, 432 transferências de combustíveis no país, que são seguras ambientalmente.

Com o Ship to Ship, um navio atraca ao lado de outro para fazer a transferência, ocupando, assim, apenas um berço e abrindo espaço para outras embarcações atracarem. Isso reduz a fila de navios, tornando o porto mais ágil e eficiente. Os custos da operação logística de petróleo e derivados nessa modalidade podem ser reduzidos em até 30% nesse modal.

Itaqui é um dos mais importantes pontos de recebimento e distribuição de derivados do Brasil. O diesel e a gasolina, proveniente de outros estados e países, chegam por navios e uma parte é descarregada para que as distribuidoras entreguem pelas ferrovias e rodovias aos postos de combustível dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Pará.

Outra parte é transferida do navio para embarcações menores, que levam esses combustíveis para outros portos da região, como , Suape, Fortaleza (CE), Belém (PA) e Itacoatiara (AM).