logo

Transpetro se torna primeira companhia da América Latina a implementar livros operacionais eletrônicos em toda a frota

IMG_5827.jpgA Transpetro avançou ainda mais na jornada de transformação digital: a companhia assinou, no dia 17 de novembro, contrato para implementação de livros operacionais eletrônicos (e-logs) a bordo dos navios da frota. O documento foi oficializado com uma das maiores sociedades classificadoras do mundo, a ABS Wavesight. Assim, a empresa se torna a primeira da América Latina a adotar e-logs de forma ampla em suas operações, um marco no setor de navegação.  

Os e-logs dos navios fornecem diretrizes detalhadas sobre manutenção, segurança, operação e logística. Esses materiais de registro são importantes não só para a gestão das empresas proprietárias das embarcações, como também para as autoridades portuárias mundo afora. Em todos os portos, esses livros são consultados e servem como base nos processos de fiscalização.   

A partir de agora, a Transpetro substituirá gradualmente os livros físicos utilizados em operações previstas nas convenções Solas (Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar) e Marpol (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios). 

Os ganhos esperados são:  

  • Mais conformidade, menos risco:  os Electronic Record Books (ERBs) padronizam registros e reduzem erros de preenchimento - mitigando observações em inspeções e auditorias.
  • Eficiência de bordo: o preenchimento guiado, as validações automáticas e os anexos digitais reduzem a carga administrativa a bordo, liberando oficiais para atividades de maior valor. 
  • Integridade e segurança da informação: registros eletrônicos ficam à prova de adulteração, com trilhas de auditoria e acompanhamento em tempo real pelas equipes em terra.  

Para o diretor de Transporte Marítimo, Jones Alexandre, a iniciativa traduz, na prática, a estratégia de transformação digital da Transpetro e é uma importante ferramenta para o bem-estar da força de trabalho embarcada. “Ao migrarmos para livros operacionais eletrônicos, damos um salto nesse sentido, incluindo integridade de dados e conformidade regulatória, com rastreabilidade e auditoria em tempo real. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso com inovação responsável, colaboração com as tripulações e resultados sustentáveis”, avalia. 

Inicialmente, a companhia implementará cinco livros eletrônicos em suas embarcações: Registro de Óleo – Partes I e II; Registro de Água de Lastro; Registro de Lixo; e GMDSS Lobos (Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança). 

Segundo o gerente executivo de Engenharia e Manutenção de Transporte Marítimo, Flavio Gabina, a ação torna-se um grande marco na história da empresa. “Esse movimento reafirma o espírito inovador da Transpetro, elevando o padrão de segurança, eficiência e integridade na operação. Seguimos juntos, mar adentro, na rota da transformação digital”, afirma.