A Transpetro realizou na quarta-feira (12/4) um treinamento com a comunidade do bairro Marilândia, em Duque de Caxias (RJ), durante uma simulação de vazamento de gasolina causado por uma tentativa de furto de combustível em duto. O exercício é uma das ações preventivas executadas pela companhia para alertar sobre os riscos desse tipo de crime que pode ocasionar incêndios e até mesmo explosões.
Durante o simulado, cerca de 30 moradores do entorno da faixa do oleoduto Orbel II (que liga Duque de Caxias a Betim, em Minas Gerais) foram retirados das suas residências pela Defesa Civil e levados para um ponto de encontro.
No cenário do treinamento houve uma vítima. A contenção do suposto vazamento foi feita por equipes da Transpetro, que mobilizou cerca de 50 empregados no local.
O treinamento teve o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.