A Transpetro teve a excelência do seu Sistema de Gestão de Ativos (SdGA) reconhecida na 39ª edição do Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman). A companhia conquistou o Selo Mega Abraman 2024, honraria máxima concedida pela instituição, sendo a primeira obtida por uma empresa no Brasil. O feito destaca o compromisso da Transpetro com a melhoria contínua e o desenvolvimento sustentável.
O SdGA é um modelo de excelência em gestão, robusto e eficiente, alinhado aos mais altos padrões internacionais, que promoveu em uma melhoria global de 16% nos indicadores de desempenho do ciclo de vida dos ativos da companhia.
O sistema contribui para o fortalecimento e integração dos processos, promovendo a geração de valor ao identificar o equilíbrio ideal entre custo, risco e desempenho. O sistema possui aderência às 39 disciplinas do Global Forum on Maintenance and Asset Management (GFMAM) e às normas ISO 55000.
O consultor da Transpetro, Daniel Sartori, destaca que o SdGA abrange todo o ciclo de vida dos dutos e terminais da empresa, permitindo identificar riscos e oportunidades, otimizar processos, alinhar decisões e integrar pessoas e áreas, promovendo uma gestão mais organizada e eficiente.
“O tratamento proativo dos riscos assegura segurança e confiabilidade nas operações, enquanto a otimização da utilização dos ativos gera valor econômico e melhora os resultados financeiros da empresa. Esses avanços resultaram em melhorias significativas, favorecendo a sustentabilidade das operações e a competitividade no mercado”, afirma Sartori.
Para guiar todo o sistema, a Transpetro criou o Plano Estratégico de Gestão de Ativos (Samp - Strategic Asset Management Plan, na sigla em inglês), alinhado ao Plano Estratégico da empresa. O Samp define objetivos claros e planos de ação para todas as fases do ciclo de vida dos ativos, identificando processos que precisam de melhorias e integração. Como elemento central da gestão, ele busca unificar as iniciativas de diferentes áreas, traduzindo as estratégias necessárias para alcançar os objetivos organizacionais e maximizar o valor gerado pelos ativos.
Trabalhos técnicos
As metodologias e tecnologias utilizadas pela companhia para assegurar maior disponibilidade dos ativos e economia em manutenção foram apresentadas na edição de 2024 do congresso promovido pela Abraman. Entre os trabalhos apresentados, estão a própria implantação do SdGA da Transpetro, além das atividades do Centro Emergencial de Reparos de Dutos (Creduto) da Transpetro, a prática preditiva do Centro de Diagnóstico de Máquinas (CDM), o robô que avalia condições dos tanques no Programa de Excelência em Tancagem e as inovações tecnológicas aplicadas nos navios da frota da empresa.
Ao todo, a Transpetro contou com a presença de 70 pessoas da sua força de trabalho, divididas entre a apresentação de 12 trabalhos técnicos e 10 conferências e mesas-redondas. O recorde de trabalhadores de uma só empresa fortalece o compartilhamento e a troca de experiências no evento, sendo considerada a maior participação da Transpetro na história do congresso.