logo

Transpetro traz Cinema Petrobras em Movimento para mais de 100 municípios do Brasil

Patrocinadora oficial da edição 2013 do Cinema Petrobras em Movimento, a Transpetro incentiva o maior projeto social de difusão do cinema nacional, que este ano deve levar cerca de 7 mil pessoas às 154 sessões que já começaram a ser exibidas em mais de 100 municípios de norte a sul do Brasil.

Como nos anos anteriores, a edição 2013 programou sessões gratuitas destinadas a um público que não tem acesso frequente às salas de cinema, como  crianças e  adolescentes de municípios como Coari-AM, Japaratuba-SE, Maragogipe-BA e Pilar-AL, mais distantes das capitais.  O projeto vai levar para essas crianças a cultura nacional como ferramenta para a educação e transformação social, estimulando o fortalecimento de imaginários e identidades brasileiras e fomentando debates em torno de temáticas de interesse nacional abordadas nos filmes.

O Cinema Petrobras em Movimento 2013 começou em maio e vai até setembro. Os filmes estão sendo exibidos, principalmente, em escolas municipais localizadas nas comunidades do entorno dos terminais da Transpetro.Três longas metragens nacionais integram a programação: “Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A”, “Xingu”, com direção de Cao Hamburger;  sucesso na programação do canal a cabo Discovery Kids e “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira.

Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A:

Peixonauta é um peixe que utiliza uma roupa de astronauta de forma a poder voar e viver fora dágua. Ao lado de seus amigos Marina e Zico ele vive diversas aventuras, sempre desvendando mistérios. Seu novo objetivo é se tornar agente secreto da O.S.T.R.A. para que possa ganhar uma nova insígnia. Para tanto ele precisa superar sete tarefas, contando com a ajuda de seus tradicionais amigos e também dos habitantes do Parque das Árvores Felizes.

Xingu:

Os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil Central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a  conquista do Parque Nacional do Xingu.

À Beira do Caminho:

Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, fazendo com que que João tenha coragem para enfrentar seu passado.