logo

Transpetro usará nova tecnologia para proteção de tanques de óleo diesel

A DNV-GL (Det Norske Veritas Brasil), entidade responsável pela certificação e qualificação de tecnologias da indústria do petróleo, acaba de certificar a Transpetro para aplicação da Câmara GB em seus tanques de óleo diesel com teto flutuante. Trata-se de uma proteção com sistema de selagem que elimina totalmente a entrada indesejável de água da chuva e a possibilidade de contaminação do produto.

A tecnologia consiste na instalação de membrana polimérica no topo e na base, rodeando todo o tanque e cobrindo a região entre a borda externa do teto flutuante e o costado. Além de garantir a integridade do óleo diesel armazenado, sem comprometer a área de armazenamento do tanque e sem acrescentar qualquer risco às operações, a Câmara GB também resulta em um ganho econômico, eliminando a necessidade das paradas programadas para limpeza interna dos tanques.

Atualmente, a Transpetro utiliza um protótipo da Câmara GB em um tanque de Diesel S-10 no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A nova tecnologia será instalada em outros tanques de óleo diesel dos terminais operados pela Companhia. Paralelamente, está em estudo a aplicação desta tecnologia em tanques de armazenamento de nafta, gasolina, QAV e petróleo. 

Antes da qualificação da Câmara GB, a única solução disponível era a construção de um segundo teto ou a interrupção da operação do tanque, aumentando os custos operacionais.