A Transpetro teve sua expertise de treinamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) reconhecida internacionalmente. O Inter-American Committee on Ports (CIP) of the Organization of American States (OAS), traduzido para o português como Comissão Interamericana de Portos (CIP), escolheu a companhia como vencedora do Prêmio Marítimo das Américas de 2024, na categoria Transformação Tecnológica. O case premiado foi o treinamento de nossas equipes de contingência, por meio de simulador, para reagir a possíveis vazamentos de óleo em corpos aquáticos.
No anúncio, a CIP parabeniza a companhia "pelo comprometimento e dedicação ao setor portuário e pela contribuição para o sucesso do Prêmio Marítimo das Américas de 2024". Nesta edição comemorativa dos dez anos do prêmio, a Comissão do Júri recebeu mais de 20 inscrições, provenientes de sete países da América do Norte, da América Latina e do Caribe.
A entrega do prêmio será realizada durante o V Seminário Hemisférico de Políticas Públicas, Legislação e Regulamentação na Cidade da Guatemala, dia 7 de novembro, com uma apresentação do case aos representantes de portos públicos e privados, academia, empresas portuárias e líderes da indústria presentes ao evento.
O projeto-piloto que originou o case foi iniciado em abril de 2021, na Academia Transpetro. Profissionais da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde participaram do primeiro curso "Resposta a Vazamento de Óleo no Mar com uso de Simulador". Fruto da parceria entre as gerências executivas de SMS e de Recursos Humanos, o curso, que, atualmente, integra o portfólio da Academia Transpetro e tem duração de 16 horas, ratifica os valores de respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente presentes na companhia.
Ao criar diferentes cenários de vazamento próximos a uma situação real, o curso também mostra ser capaz de substituir os treinamentos realizados fisicamente no mar. O gerente executivo de SMS, Raildo Viana, comemorou o prêmio que, segundo ele, é a demonstração inequívoca da competência técnica das equipes da Transpetro. "Temos muito orgulho em trabalhar em uma companhia que valoriza e investe em tecnologia e inovação. Parabéns aos envolvidos nesse projeto que capacita a força de trabalho e reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, disse.
O gerente executivo de Recursos Humanos, Alexandre Jatczak, também parabenizou as áreas envolvidas pela excelência reconhecida. "Para nós, este prêmio é o reconhecimento do esforço de nossas equipes de RH e SMS em buscar soluções inovadoras e com intenso uso de tecnologia para aprimorar a capacitação dos times envolvidos nesses cenários de emergência no mar, principalmente com as restrições impostas pelos órgãos ambientais para realização destes exercícios", destacou.
Inovação e tecnologia
O uso de simuladores permite uma imersão completa nos ambientes pretendidos. Essa modalidade de treinamento apresenta, ainda, outras vantagens quando comparada ao treinamento realizado em campo, como menor custo de recursos materiais e humanos e maior independência quanto às condições meteorológicas.
"Faz parte do planejamento estratégico da área de SMS dar continuidade ao programa. Obter o reconhecimento dessa entidade projeta nossa imagem no cenário internacional e reafirmamos, com ações efetivas, os nossos compromissos descritos nas diretrizes da Transpetro", explicou o consultor Gilberto Maciel, referindo-se aos Direcionadores Estratégicos do PE 2024-2028+ – atenção total às pessoas, desenvolvimento humano e social, atuação para reduzir e compensar o impacto ambiental, busca pelo crescimento e soluções voltadas para ganhos de eficiência e oportunidades que sejam financeiramente sustentáveis para a Transpetro e para o Sistema Petrobras.
Sobre a Comissão Interamericana de Portos
A CIP é o único fórum permanente que reúne as autoridades portuárias nacionais dos 34 países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) e líderes da indústria marítimo-portuária para promover o desenvolvimento de um setor seguro, competitivo, sustentável e inclusivo. Entre seus objetivos está o de melhorar o desenvolvimento dos portos, com eficiência, segurança e sustentabilidade.