logo

Abrimos nosso Centro de Simuladores ao mercado em seminário virtual

 

A partir deste mês, o nosso Centro de Simuladores está de portas abertas para atender a clientes. Com o objetivo de apresentar às empresas do mercado os nossos diferenciais em recursos tecnológicos de ponta para treinamento de equipes de mar, realizamos o seminário virtual Antecipando o Futuro na Atividade Marítima com Uso de Simuladores, no dia 2 de setembro.

Por meio do webinar, que reuniu cerca de 250 pessoas e contou com a presença de instituições parceiras reconhecidas no mercado, foi possível apresentar os recursos disponíveis em nossos simuladores e fazer um tour por alguns dos ambientes reproduzidos virtualmente. Também compartilhamos lições aprendidas e debatemos sobre as perspectivas da interação entre pessoas e tecnologia.

Durante a abertura do evento, nosso diretor de Transporte Marítimo, Jair Toledo, ressaltou a importância do serviço de capacitação que passamos a oferecer a clientes, uma vez que muitos desses treinamentos não eram oferecidos no Brasil até então. “Estamos abertos a desenvolver parcerias na utilização dos nossos simuladores, uma tecnologia 100% brasileira que já ganhou diversos prêmios e possui classificação internacional, concedida pela sociedade certificadora norueguesa Det Norske Veritas (DNV-GL). O uso dos simuladores pode ajudar muito no desenvolvimento da frota que atua no país, com o aumento dos padrões de segurança e confiabilidade das operações e a aceleração da carreira dos marítimos”, explica.

A nossa gerente executiva de Recursos Humanos, Cláudia Padilha, destacou a excelência do Centro de Simuladores. “Agora, o mercado terá a oportunidade de usufruir dessa nossa vantagem tecnológica. Assim, contribuiremos com o desenvolvimento e a competitividade do nosso negócio e dos negócios de outras empresas”, comenta. Cláudia anunciou ainda uma oportunidade exclusiva às empresas presentes no webinar:  a participação em sessões presenciais de demonstração dos simuladores, na Academia Transpetro, no Rio de Janeiro, com quórum limitado por conta da pandemia de Covid-19. Também serão respeitadas todas as recomendações e os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias.

Durante o seminário, apresentamos os treinamentos já disponíveis, em que é possível modelar nos simuladores qualquer cenário desejado, customizando os cursos de acordo com os objetivos de treinamento, e utilizando a realidade virtual. Nosso grande diferencial está na integração entre os simuladores de náutica e de máquina: somos os únicos no Brasil a oferecer essa tecnologia. Nosso Simulador Marítimo e Hidroviário (SMH) foi o primeiro no Brasil a receber a classificação classe A da DNV-GL, e nossos instrutores são certificados pela Organização Marítima Internacional (IMO). O SMH também pode ser utilizado para análises de engenharia, em função de sua precisão matemática.

Parceiras na idealização dos nossos simuladores, a Universidade de São Paulo (USP) e a Technomar, empresa brasileira de base tecnológica, também fizeram apresentações técnicas. Completam a lista de palestrantes externos representantes do Instituto Brasileiro de Tomada de Decisão (IBTD) e do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), da Marinha. Houve ainda o anúncio da parceria com o STC International, principal escola de logística e gestão portuária do mundo, com sede em Rotterdam, na Holanda. Entre os assuntos tratados estão Simuladores em Projetos de Controle, Normas e Parâmetros Técnico, Acurácia e Confiabilidade da Manobra de Navios e Tomadas de Decisão: Conectando Pessoas e Máquinas.