logo

Ator Paulo Betti encerra percurso teatral patrocinado pela Transpetro

PBetti03.jpgO ator Paulo Betti  percorreu sete cidades do interior de São Paulo e quatro cidades do Rio Grande do Sul entre agosto e setembro apresentando a peça Autobiografia Autorizada, que narra sua história desde a infância até os sucessos de sua carreira. O espetáculo integra o projeto De Carona com a Cultura, que contou com patrocínio da Transpetro por meio da Lei Rouanet. Todas as exibições foram gratuitas, em teatros, espaços culturais e praças públicas.  

Além da peça, o De Carona com a Cultura ofereceu também workshop de interpretação para TV e teatro com o próprio Paulo Betti e sessões especiais com intérprete de libras. Em São Paulo, o projeto passou por Guarulhos, Cajamar, Itaquaquecetuba, Suzano, Pirassununga, Porto Ferreira e Ribeirão Preto. Já no Rio Grande do Sul, as apresentações foram em Nova Santa Rita, Canoas, Gravataí e Osório.  

A força de trabalho da Transpetro e pessoas das comunidades vizinhas das instalações que operamos receberam ingressos para prestigiarem esse patrocínio.  

pBetti02.jpg“Amei a peça e me identifiquei muito com a história contada. Foi um grande presente receber esse ingresso e ainda recebi um tratamento especial quando disse que era convidada da Transpetro. Espero que a companhia continue incentivando a cultura, pois vale a pena”, agradeceu Maria do Carmo, que assistiu à apresentação em Suzano.  

Autobiografia Autorizada 

O monólogo é uma obra autobiográfica. Baseada em textos escritos pelo próprio ator na adolescência e para o jornal de sua cidade natal, a peça apresenta personagens de sua vida, como seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência divertida e emocionante. 

Aos 72 anos, Betti traz à tona sua trajetória de superação: saído de um contexto rural, onde seu avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro numa fazenda. Filho de uma camponesa analfabeta que se tornou empregada na cidade, o ator foi o décimo quinto filho e, apesar das dificuldades, formou-se em Dramaturgia pela Escola de Arte Dramática da USP, lecionou na Unicamp entre 1977 e 1984 e acumulou sucessos no teatro, na televisão e no cinema.