logo

CNCO monitora dutos operados pela Transpetro

A partir do Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO), a Transpetro monitora e controla, de forma centralizada, toda a malha de dutos que opera. Localizada em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, a unidade funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Possui equipamentos de alta tecnologia, capazes de supervisionar, com agilidade e segurança, os mais de 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos que cruzam o Brasil.

O CNCO foi criado em 2002, para garantir que petróleo e derivados, gás natural e biocombustíveis cheguem de forma segura e eficiente às indústrias, termelétricas e refinarias em todo o Brasil.

Cerca de 90 operadores, revezados em turnos, utilizam o Supervisory Control and Data Acquisition(Scada), um sistema de supervisão e controle de operações que transforma as informações operacionais (pressão, temperatura e vazão, entre outros), em sinais analógicos e digitais. Um conjunto de servidores permite que as informações, alarmes e comandos de válvulas e equipamentos estejam disponíveis nas estações de trabalho dos técnicos. Um painel de projeção com 2,2 metros de altura e 17 metros de comprimento, que pode ser dividido em até 20 telas, permite a visão completa das movimentações.

O compromisso da Transpetro é levar a energia que movimenta o País com responsabilidade social, respeitando o meio ambiente e as comunidades do entorno de suas instalações.