A Transpetro e o Instituto Limpa Brasil anunciaram as 15 imagens vencedoras do Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, iniciativa que utilizou a linguagem visual para registrar ações de preservação ambiental realizadas em setembro, durante o Dia Mundial da Limpeza. As fotos selecionadas - três de cada região do país - serão exibidas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), levando ao principal evento climático global um retrato da mobilização brasileira pela sustentabilidade.
A exibição iniciará em 11 de novembro, quando os vencedores serão premiados em cerimônia na Freezone, onde estão previstas atividades culturais durante a COP30, em evento aberto ao público. As fotografias vencedoras foram escolhidas, entre mais de 400 inscritas, por votação popular na internet com mais de 25 mil participações. As pessoas premiadas irão receber notebooks, celulares e tablets. A mostra permanecerá aberta ao público, com entrada franca, até 21 de novembro.
Durante a solenidade, será exibida uma mensagem de Heidi Solba, presidente do movimento Let's Do It World, que coordena globalmente o Dia Mundial da Limpeza. Na ocasião, a Transpetro receberá um certificado pela parceria estratégica com o maior movimento de limpeza e engajamento ambiental do planeta.
“A parceria com a Transpetro fortalece a agenda climática no Brasil, pois amplia o alcance de uma ação que conecta cultura, meio ambiente e participação cidadã. Em um momento em que o mundo enfrenta os efeitos das mudanças climáticas, dar visibilidade a diferentes territórios, por meio da fotografia, é uma forma poderosa de mobilizar. Ter o concurso em destaque na COP30 potencializa essa mensagem, ao levar o olhar dos participantes para um debate global sobre o futuro do planeta”, acredita a diretora executiva do Instituto Limpa Brasil Let’s do It!, Edilainne Pereira.
Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, "o Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, fruto da parceria com o Instituto Limpa Brasil, representa um recorte visual que mostra como a fotografia e a arte podem conversar com a sustentabilidade e a defesa do meio ambiente. Essa iniciativa reflete o compromisso da Transpetro com a sociedade brasileira, apoiando ações que geram conscientização e impacto positivo", afirma Sérgio Bacci.?
Exposição expandida
As 15 obras também integrarão uma exposição no histórico Fórum Landi, centro de referência do patrimônio arquitetônico de Belém em processo de restauro e requalificação com patrocínio da Transpetro. A abertura acontece em 8 de novembro, com a presença do presidente da Transpetro e demais autoridades, seguindo em exibição até 23 de novembro, com entrada franca.
Viabilizado por meio de patrocínio da Transpetro, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o concurso recebeu 459 fotografias válidas, enviadas por fotógrafos não profissionais de todas as regiões do país.
O Sudeste registrou o maior número de imagens, com 167, seguido pelo Nordeste (116) e Norte (82). As cidades com maior participação foram São Paulo (118 inscritos), Belém (44), Salvador (33), Manaus e Fortaleza (24 cada). O perfil dos participantes demonstrou caráter intergeracional, com maior concentração nas faixas etárias de 35 a 44 anos (20,1%) e 45 a 54 anos (19,8%), evidenciando o alcance da iniciativa entre diferentes gerações.
A escolha dos finalistas foi conduzida por júri especializado, que avaliou critérios como qualidade técnica, sensibilidade artística e a capacidade de traduzir em imagens o espírito dos mutirões de limpeza realizados em todo o Brasil. Também foi considerado o olhar sensível de cada participante para os impactos negativos causados pelo descarte irregular de resíduos no meio ambiente. Os vencedores passaram ainda por votação popular na internet.
A parceria entre Transpetro e Instituto Limpa Brasil vai além do concurso fotográfico. Em 2025, as duas instituições realizaram ações ambientais em 37 municípios de 20 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as áreas de atuação da companhia. As ativações resultaram no recolhimento de 35,4 toneladas de resíduos sólidos, um recorde nos dois anos de parceria.
A iniciativa envolveu mutirões de limpeza e atividades de educação ambiental, reforçando a economia circular com o encaminhamento de materiais recicláveis para associações de catadores - demonstrando que a conscientização se traduz em ações concretas.
Cerimônia de Premiação do Concurso de Fotografia
Data: 11 de novembro
Horário: Às 11h
Local: Praça da Bandeira – Bairro da Campina (Freezone - Zona Pessoas - Relacionamento), Belém (PA)
Exposição Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025
Data: 11 a 21 de novembro
Local: Praça da Bandeira – Bairro da Campina (Freezone - Zona Pessoas – Relacionamento), Belém (PA)
Exposição Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 – Fórum Landi
Data: 8 a 23 de novembro de 2025
Abertura dia 8/11, às 19h, dentro da exposição “Transpetro apresenta O Caminho da Energia”
Local: Espaço Fórum Landi. Rua Siqueira Mendes, 60, Cidade Velha, Belém (PA)