logo

Dia Internacional da Mulher no Mar destaca contribuição feminina para o setor

No dia 18 de maio de 2022, comemoramos pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher no Mar. Instituído pela Organização Marítima Internacional (IMO), em novembro do ano passado, a data celebra a presença feminina na indústria marítima.

O objetivo é promover a ampliação da presença feminina no setor marítimo. Esse propósito está alinhado ao compromisso da IMO com o objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre igualdade de gênero.  

Na Transpetro, as mulheres passaram a integrar nossas tripulações em 2001. Nesse ano, a companhia empregava apenas uma marítima, a eletricista Florence Carvalho Costa. Em 2002, havia duas oficiais, uma delas de Máquinas e a outra de Náutica.

Em 2003, a participação feminina ganhou impulso. Entre 2006 e 2008, o crescimento foi de 220%, com a contratação de 67 marítimas. Atualmente, a companhia tem um efetivo de 137 mulheres em seu quadro de mar. Propiciar um ambiente de trabalho com respeito à diversidade está em conformidade com o nosso valor Respeito à Vida, às Pessoas e ao Meio Ambiente.