Aderimos à campanha do Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day) e incluímos a data, celebrada em 20 de setembro, em nossa agenda anual. Neste primeiro ano da campanha, nossos mutirões - formados por voluntários da força de trabalho e das comunidades - recolheram 5,7 toneladas de lixo em 11 estados. Parte do material coletado foi destinado a cooperativas para reciclagem; o lixo não reciclável teve como destino as companhias públicas de limpeza urbana.
Ao todo, cerca de 1.800 pessoas se mobilizaram para limpar praias, rios e manguezais no entorno de 13 terminais aquaviários operados pela companhia: Angra dos Reis (RJ), Baía de Guanabara (RJ), Santos (SP), São Sebastião (SP), Barra do Riacho (ES), Osório (RS), São Francisco do Sul (SC), Paranaguá (PR), Madre de Deus (BA), Suape (PE), Mucuripe (CE), São Luís (MA) e Belém (PA).
Nossa adesão ao Dia Mundial da Limpeza, movimento que acontece em 190 países, acompanha a Organização das Nações Unidas (ONU), que inseriu a data em seu calendário oficial em 2024. Como signatários do Pacto Global da ONU, reforçamos nosso compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade.
As atividades aconteceram entre os dias 19 e 21 de setembro, com a colaboração de moradores, pescadores, estudantes, organizações da sociedade civil e poder público, e com a parceria do Instituto Limpa Brasil, coordenador do Dia Mundial da Limpeza no Brasil.
Além de atender à demanda imediata de recolhimento do lixo, a campanha também promove educação ambiental e estimula a reflexão sobre o consumo consciente e a geração de resíduos.
A sustentabilidade e o cuidado com as pessoas são pilares fundamentais da companhia. Por isso, ações que coloquem em prática nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental são de extrema importância.
Engajamento nacional
De norte a sul do Brasil, realizamos atividades que foram possíveis graças aos parceiros mobilizados pelas equipes dos terminais. As ações contaram com a participação de representantes de órgãos públicos locais, associações de moradores, escolas e projetos sociais. O projeto Do Mangue ao Mar, iniciativa de responsabilidade socioambiental realizada pela companhia em parceria com a ONG Guardiões do Mar, colaborou oferecendo treinamento para os times da Transpetro envolvidos na organização das limpezas e orientando as ações.
Resíduos coletados (em kg)