Em uma emocionante participação no evento "Fim de Ano Feliz 2023", demos o pontapé inicial no nosso patrocínio ao projeto Craque do Amanhã. Promovida pelo projeto, a festa agitou o dia 20 de dezembro, das 15h às 21h, e transformou a Arena Carioca 1, situada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca (RJ), em um espaço vibrante. Lá, foram realizadas partidas de futebol que uniram patrocinadores, artistas e atletas renomados em prol da promoção da cidadania por meio do esporte.
A Transpetro patrocina a iniciativa que atende a 1.250 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por meio de atividades educativas e esportivas, em quatro unidades do Rio de Janeiro. Durante o evento, nosso presidente Sérgio Bacci comemorou o patrocínio, que beneficia a Unidade de Atendimento de São Gonçalo (RJ). “Me orgulha poder participar desse evento e fecharmos parceria com um projeto que leva oportunidades aos jovens e suas famílias. Nem todos aqui vão virar jogadores de futebol, mas é um incentivo à prática de esportes, aos estudos e à promoção da saúde. É uma porta que abrimos para que todos tenham uma vida mais digna”, destaca.
O coordenador geral do Craque do Amanhã, Felipe Espose, também elogiou a parceria: “Esse apoio garante a continuidade de um trabalho que não está limitado ao esporte, mas à formação de cidadãos e ao encaminhamento para o mercado de trabalho”, frisa.
Os empregados da Transpetro marcaram presença no evento, tendo inclusive participado de um dos jogos que abriram a festa. Além deles, dez colaboradores sorteados também foram contemplados com convites duplos e puderam assistir aos jogos com seus acompanhantes.
O ponto alto da festa foi o Jogo das Estrelas, transmitido ao vivo pelo canal SporTV, da Rede Globo. Ex-jogadores como Athirson, Juan, Richarlyson e Elias, cantores como Lennon L7, MC Maneirinho, e atletas como Vagner Love, Alan Ruschel, Natalia Guitler, além dos influenciadores Negrete e Matheus Costa, estiveram presentes à festa. Ao fim da confraternização, as crianças receberam presentes entregues pelos jogadores e pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
Golaço de cidadania
O Craque do Amanhã é um projeto socioesportivo e educativo criado em 2012, que tem levado esporte e cidadania a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com sede e uma filial em São Gonçalo e outras duas unidades, em Duque de Caxias e Belford Roxo, no Rio de Janeiro, a iniciativa utiliza o futebol como uma ferramenta para promover a transformação social, contribuindo para a formação da cidadania, o combate à violência e o respeito aos direitos humanos.
As estratégias didáticas utilizam metodologias participativas baseadas em três eixos principais: família, escola e esporte, a partir das premissas presentes no Guia de Esporte e Cidadania da Unicef (United Nations Children's Fund). A Transpetro patrocina a Unidade de Atendimento de São Gonçalo (RJ).
Os jogadores Ibsen, Vagner Love, Everton Ribeiro e Paulo Henrique Ganso são os padrinhos do projeto, que também conta com a atriz Juliana Paes como madrinha. A ideia surgiu como uma forma de proporcionar aos jovens atividades assistenciais, educacionais, esportivas e culturais.
O foco do projeto está na formação integral do jovem, utilizando as habilidades inerentes às atividades esportivas como fio condutor para o desenvolvimento de valores. Os idealizadores do Craque do Amanhã entendem que, ao serem transmitidos em uma perspectiva ampla de vida em sociedade, esses valores podem fornecer as bases para um processo educacional de qualidade.