Inspetores náuticos e capitães de manobra integram uma equipe especializada em auxiliar as operações de carregamento e descarregamento de navios nos terminais operados pela Transpetro. Trata-se do Grupo de Inspeção e Acompanhamento Operacional dos Navios e Terminais, que verifica as condições de segurança das embarcações e auxilia o comandante durante as operações.
O objetivo da equipe é garantir a segurança desde a atracação, passando pela operação de carregamento e/ou descarregamento, até a saída do navio do terminal. As atividades são coordenadas sempre pelo assessor náutico, um marítimo com larga experiência que atua como consultor para os terminais, assessorando os operadores e a gerência das instalações.
Subsidiária de logística do Sistema Petrobras, a Transpetro opera atualmente 49 terminais terrestres e aquaviários, além de mais de 14.500 quilômetros de oleodutos e gasodutos espalhados de Norte a Sul do País. Sua frota é composta de 60 navios. As operações da Companhia abastecem indústrias, termelétricas e refinarias, viabilizando a geração de milhões de empregos para os brasileiros.