logo

Força de trabalho da Transpetro recebe novos integrantes

eventoambientacao_sitedentro.jpg


Depois de cinco anos sem realizar um concurso, lançamos no final de 2023 três editais para áreas em nível técnico e superior voltado aos quadros de terra e mar. Os aprovados e aprovadas foram recebidos nessa semana, em um evento de quatro dias de integração, encerrado nesta quinta-feira, dia 4 de julho, no Rio de Janeiro. Um momento marcante para a atual gestão que tem como compromisso a retomada do protagonismo social da companhia, contribuindo para o desenvolvimento do país e dos brasileiros.

A realização do concurso foi um compromisso assumido pelo nosso presidente Sérgio Bacci quando chegou à Transpetro. “O sentimento de estar à frente de uma estatal e poder ajudar o país é muito bom. Como eu tenho dito, essa empresa precisa gerar lucro e dar retorno para os nossos investidores, mas também precisamos usar nosso potencial para atender à sociedade e às pessoas menos favorecidas. É um dos nossos trabalhos. Somos nós que construímos esse país, nós que podemos ajudá-lo a se desenvolver. Honrem seus crachás e seus jalecos laranja. Vistam a roupa do sistema Petrobras”, disse Bacci.

Cerca de 250 novos empregados e empregadas compareceram à cerimônia de ambientação. No evento, a alegria do pertencimento e aprendizado em contato com a companhia e com a Alta Administração era notória. Foram dias intensos de integração e de acesso aos nossos valores e áreas de negócios, além de participação em atividades, que tiveram como objetivo a troca de conhecimento com os profissionais da ativa, que compartilharam suas vivências.

Representando toda a força de trabalho, o segundo oficial de Náutica, Caio Pessoa, nascido em Natal, 26 anos, recebeu o crachá das mãos do presidente Bacci. “Use com muito carinho, cuide com zelo e tenha anos e anos de carreira pela frente. Faço votos que você chegue a ser comandante”, frisou. Em resposta, Pessoa frisou ser tímido, mas agradeceu. “Espero realizar bem o meu trabalho. Conto com todos os meus colegas para ajudar a fazer a empresa crescer mais e mais.”

Segundo a gerente executiva de Recursos Humanos, Juliana Horta, o evento foi de suma importância para o grupo. “A ambientação é o primeiro contato efetivo desses novos empregados e empregadas com a Transpetro, e buscamos nele passar informações para que eles entendam a importância e o papel da empresa onde estão ingressando, mas principalmente nossos valores e nossa cultura”, observou.

Com a integração do novo efetivo à companhia, estamos recompondo o quadro de pessoal para ajustar necessidades das nossas operações, atendendo à estratégia de crescimento dos negócios, mas também fortalecendo a diversidade e a liderança feminina na companhia. Nosso concurso para o quadro de terra contou com 10% das vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs), dobrando o percentual exigido legalmente, e 20% das vagas para Pessoas Pretas e Pardas (PPP).

No encerramento da cerimônia de ambientação, os novos integrantes da nossa força de trabalho foram divididos por áreas de atuação e participaram de conversas com os diretores de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães; de Transporte Marírimo, Jones Soares; e Financeiro, Fernando Mascarenhas.
 
Depoimentos sobre o evento
 
“Me senti muito feliz e bem recebida, além de impressionada com a direção e os empregados, emocionados com a empresa. Achei que a Transpetro é uma boa companhia para trabalhar. Fiquei com vontade de ficar para sempre.”
Vivian Barros, do Rio de Janeiro, vai atuar como enfermeira do Trabalho na Sede
 
“Embora tenha achado as apresentações muito abrangentes e eu preferisse que fossem mais específicas, achei o evento importante para não nos deixar perdidos, sem saber muito o que fazer. Senti que a Transpetro abraça a gente.”
Luiz Poublan, do Rio de Janeiro, vai atuar em São Paulo na área de Inspeção de Equipamentos
 
“O evento me deu perspectiva de futuro. Os quatro dias foram maravilhosos, além das minhas expectativas. Deram a ideia realmente de como é a companhia, da sua visão estratégica.”
Diego Coutrin, de São Paulo, vai atuar na área de Dutos e Terminais em São Paulo