logo

III Festival Mempodera reuniu meninas e atletas profissionais para imersão de wrestling

IG250626MEM0227.jpgUma imersão educativa e inspiradora no universo do wrestling foi proporcinada para mais de 170 meninas das escolas públicas atendidas pelo projeto patrocinado pela Transpetro. Essa foi a proposta do III Festival Mempodera, realizado nos dias 26 e 27/6, no Sesi Cubatão (SP).  

Para que as atletas do projeto vivessem a experiência de uma competição o mais realista possível, foi organizado um torneio entre as alunas das unidades de Cubatão e de São Luiz (MA). No primeiro dia, a disputa foi entre meninas de 10 a 17 anos. No dia seguinte, foi a vez das atletas mais novas, de 6 a 9 anos.   

“Estimular e valorizar o esporte brasileiro com a inclusão necessária são objetivos da Transpetro. Essa nossa parceria com a Mempodera é fundamental porque promove o desenvolvimento de habilidades esportivas em crianças e adolescentes, reduzindo a vulnerabilidade social de um público que necessita de atenção, especialmente nessa faixa etária”, ressaltou a gerente de Comunicação Empresarial e Imprensa, Lilian Rossetto, que representou a Transpetro ao lado da gerente executiva de Operações do Sul SP e Centro Oeste, Keurrie Cipriano. 

Intercâmbio 

O festival também contou com a participação de mais de 30 atletas profissionais do VOLeaders Academy, da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. O programa desenvolve e forma líderes entre os estudantes-atletas, utilizando o esporte como meio para promover mudanças sociais positivas. 

Visita guiada 

Ainda como parte do festival, cerca de 70 atletas foram guiados em uma visita ao Museu Catavento, dedicado a ciência e tecnologia na capital paulista. O espaço, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, aproxima os visitantes do mundo da ciência, transmitindo conhecimento de forma simples e acessível, por meio de exposições.   

Sobre a Mempodera  

A Mempodera é uma organização que atua em Cubatão, Itariri e Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA) e promove a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. O projeto oferece atividades gratuitas de wrestling e inglês introdutório para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Mais de 750 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas e foram ensinadas que as meninas podem escolher ser o que quiserem na vida. 

A iniciativa também oferece workshops de sustentabilidade, de produção de absorventes (que são distribuídos para a comunidade), palestras sobre motivação, direitos humanos e prevenção a assédio e abuso.  

Patrocínio

A Mempodera foi selecionada no Programa Transpetro em Movimento 2024/2025. O projeto está alinhado com os nossos valores de diversidade e sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU): educação de qualidade e igualdade de gênero.  

Demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades do entorno das áreas em que operamos, patrocinamos a unidade de Cubatão, vizinha do nosso terminal que interliga o Planalto Paulista, a Baixada Santista e a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). Além disso, nossa marca também está presente na unidade de São Luiz, no Maranhão.   

O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios, de 18 estados (em todas as regiões do país) e do Distrito Federal, levando cultura e esporte aonde o Brasil precisar.  

Nossa política de patrocínios é direcionada para o fortalecimento de grupos minorizados, como o de comunidades tradicionais e periféricas, pessoas negras, crianças, adolescentes, mulheres, integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, idosos e pessoas com deficiência.