logo

Jovens periféricos de São Paulo conhecem expertise da Transpetro em segurança de dutos

Cerca de 10 mil pessoas, majoritariamente jovens periféricos da cidade de São Paulo, conheceram, nos dias 25 e 26 de outubro, a expertise da Transpetro em segurança de dutos durante a Perifacon 2025, convenção de cultura nerd das favelas. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia patrocinou o evento via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, que ocorreu na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, em São Paulo (SP).  

A abertura da convenção ocorreu no auditório central, batizado de Teatro Transpetro, e contou com a participação do gerente executivo de Dutos e Terminais das regionais Norte, Nordeste e Sudeste da companhia, Flávio Godinho. “Essa conectividade com a galera geek ajuda a nos aproximar das comunidades onde atuamos. Operamos mais de 8 mil quilômetros de dutos que passam em áreas rurais e urbanas. Essa é uma oportunidade para reforçamos orientações sobre segurança nos dutos, divulgando, por exemplo, nosso tridígito 168”, avaliou Godinho.  

O estande da Transpetro contou com área de socialização com jogo de memória, atividades de pintura e mesa interativa sobre o trabalho da companhia na faixa de dutos, promovendo a consciência ambiental e o aprendizado sobre segurança e convivência responsável com as instalações operadas pela empresa. 

 Residente na Rodovia Raposo Tavares, no Butantã, a estudante Aline Dionísio visitou o evento pela primeira vez, exibindo uma camiseta do Homem-Aranha. “Gostei bastante das ativações do estande”, disse. Já a estudante Amanda Sena, moradora de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, exibia a ecobag que customizou no estande. “Vou aproveitar para guardar todo o material que recebi durante a feira”, declarou. 

A convenção contou com exposições e debates, concurso de cosplay, sala de games & Dev’s, atrações musicais e lojas de editoras. 

A Perifacon realiza outras atividades paralelas, voltadas para educação, formação, entretenimento e empregabilidade. Em sua quinta edição, o evento busca democratizar o acesso de jovens periféricos de São Paulo à cultura pop, nerd e geek (quadrinhos, games, cosplay, séries, filmes e música). Também visa estimular a cultura local e fomentar a economia criativa.