Cerca de 10 mil pessoas, majoritariamente jovens periféricos da cidade de São Paulo, conheceram, nos dias 25 e 26 de outubro, a expertise da Transpetro em segurança de dutos durante a Perifacon 2025, convenção de cultura nerd das favelas. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia patrocinou o evento via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, que ocorreu na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, em São Paulo (SP).
A abertura da convenção ocorreu no auditório central, batizado de Teatro Transpetro, e contou com a participação do gerente executivo de Dutos e Terminais das regionais Norte, Nordeste e Sudeste da companhia, Flávio Godinho. “Essa conectividade com a galera geek ajuda a nos aproximar das comunidades onde atuamos. Operamos mais de 8 mil quilômetros de dutos que passam em áreas rurais e urbanas. Essa é uma oportunidade para reforçamos orientações sobre segurança nos dutos, divulgando, por exemplo, nosso tridígito 168”, avaliou Godinho.
O estande da Transpetro contou com área de socialização com jogo de memória, atividades de pintura e mesa interativa sobre o trabalho da companhia na faixa de dutos, promovendo a consciência ambiental e o aprendizado sobre segurança e convivência responsável com as instalações operadas pela empresa.
Residente na Rodovia Raposo Tavares, no Butantã, a estudante Aline Dionísio visitou o evento pela primeira vez, exibindo uma camiseta do Homem-Aranha. “Gostei bastante das ativações do estande”, disse. Já a estudante Amanda Sena, moradora de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, exibia a ecobag que customizou no estande. “Vou aproveitar para guardar todo o material que recebi durante a feira”, declarou.
A convenção contou com exposições e debates, concurso de cosplay, sala de games & Dev’s, atrações musicais e lojas de editoras.
A Perifacon realiza outras atividades paralelas, voltadas para educação, formação, entretenimento e empregabilidade. Em sua quinta edição, o evento busca democratizar o acesso de jovens periféricos de São Paulo à cultura pop, nerd e geek (quadrinhos, games, cosplay, séries, filmes e música). Também visa estimular a cultura local e fomentar a economia criativa.





