Com mais de 42 mil km de rios navegáveis, o Brasil deve aproveitar esta capacidade competitiva e investir no transporte hidroviário. Para mapear o potencial de crescimento da cabotagem nos rios, bacias e lagoas, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), coordenou o livro “Estradas D´Água – As Hidrovias do Brasil”. A obra, que conta com o patrocínio da Transpetro, foi lançado no último dia 3, no Clube Naval de Brasília.
Por meio de fotos e textos são apresentadas as bacias dos rios Amazonas-Solimões, Madeira, Tapajós-Teles Pires, Tocantins-Araguaia, Parnaíba, São Francisco, Paraguai, Tietê-Paraná e as lagoas do Sul.
O livro se divide em capítulos como “Os Rios Brasileiros - Estradas D'Água”, “Navegando Brasil Adentro - Desbravando pelos Rios o País Continente”, “De Rio a Hidrovia – O Rio a Serviço do Homem”, “O Caminho das Águas - Escoando Riquezas nas Águas dos Rios”, “Navegar sem Deixar de Preservar - A Preocupação com o Meio Ambiente” e “As Hidrovias do Amanhã - A Busca por um Modelo”. Editado em português, espanhol e inglês, o livro tem 144 páginas e tiragem de 10.000 exemplares.
Investimento na Tietê -Paraná
A Transpetro vai lançar, no primeiro trimestre de 2010, licitação para encomendar a construção de 20 comboios (80 barcaças e 20 empurradores) que serão responsáveis pelo transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná.
Esta será a primeira vez que a empresa operará comboios para transporte de etanol, que será destinado tanto para o consumo interno quanto para a exportação. Após o investimento, a capacidade anual de transporte de etanol chegará a 4 bilhões de litros, cerca de 20% do mercado atual.
O projeto segue as mesmas premissas do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), ou seja, as barcaças e empurradores terão que ser construídos em território nacional, com índices de nacionalização e curva de aprendizado.