logo

Navio Rômulo Almeida recebe nova certificação internacional

Quarta embarcação entregue à Transpetro por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o navio de produtos Rômulo Almeira acaba de receber o Document of Compliance, importante certificação emitida pelo Organismo Certificador Lloyds Register. 

Ela comprova o atendimento aos requisitos da Maritime Labour Convention (MLC - 2006), instituída pela Organização Internacional do Trabalho. A certificação tem como propósito estabelecer condições de vida e de trabalho a bordo para todos os marítimos ao redor do mundo e assegurar que os governos e armadores também estejam comprometidos com esta questão.

A Maritime Labour Convention observa assuntos como o estabelecimento de regras e princípios na relação trabalhista dos marítimos. Contempla temas como idade mínima, certificação médica, qualificação, contratos de trabalho, período de descanso, recrutamento, lotação, alojamento, instalação de lazer a bordo, alimentação, saúde e segurança para a prevenção de acidentes.

O Promef - O Promef impulsionou a reconstrução da indústria naval brasileira após uma crise de décadas, com investimento de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários. O Brasil tem, atualmente, a terceira maior carteira mundial de encomendas de petroleiros e a quarta maior de navios em geral. A indústria naval, que chegou a ter menos de dois mil operários na virada do século, hoje emprega mais de 78 mil pessoas, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).