logo

Patrocinada pela Transpetro, Fita ganha prêmio da cultura do RJ

Patrocinada pela Transpetro.jpg

Patrocinada pela Transpetro há cinco anos, a Fita (Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis) ganhou no último dia 10 o maior prêmio da cultura fluminense. O evento foi um dos três indicados na categoria teatro do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e disputou com a Companhia dos Atores e com a Via Sacra da Rocinha.

A 6ª edição da Fita, que aconteceu em novembro, foi considerada pelos artistas e produtores teatrais a melhor iniciativa do setor no ano passado. O prêmio foi concedido pelo Conselho Estadual de Cultura, numa grande festa no Teatro João Caetano, no Rio.
 
João Carlos Rabello, idealizador do projeto, recebeu o troféu das mãos do ator e diretor Sérgio Brito.  Além do troféu -  inspirado em criação do artista plástico Jorge Barrão - os vencedores também foram contemplados com a quantia de R$ 10 mil.

Para ele, receber o prêmio é uma consagração.  “Um reconhecimento como este é importante. Emociona”, disse.

Ele lembra que a 1ª edição da Fita, em 2004, contou com 10 peças adultas e um público de 15 mil pessoas. Já na 6ª edição, foram apresentados 62 espetáculos para 93 mil pessoas. “A Fita cresceu muito. Há uma grande carência de eventos culturais deste gênero no país”, acrescentou.

Concorrem ao prêmio 15 categorias: teatro, dança, circo, artes visuais, empreendedorismo, audiovisual, comunicação, literatura, música erudita, preservação do patrimônio material e imaterial, registro, gastronomia, moda e música popular.