Nossa companhia patrocinou o 18º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, realizado entre 17 e 21 de agosto, em Belo Horizonte (MG). A edição deste ano teve como tema central os desastres naturais, com destaque para suas causas, impactos e medidas de prevenção e resposta - uma agenda com a qual estamos diretamente alinhados.
Em 2023, enfrentamos episódios críticos relacionados às mudanças climáticas, como chuvas extremas que afetaram as faixas de dutos sob nossa responsabilidade no litoral paulista. Nesse cenário, um dos destaques da nossa participação foi a apresentação técnica do consultor da Diretoria de Dutos e Terminais (DDT) Hudson Régis, que falou sobre as ações de resiliência nas faixas de dutos frente a eventos extremos.
Central meteorológica
Em nosso estande, apresentamos nossas ações nas áreas de engenharia geotécnica, inovação tecnológica e monitoramento climático. Um dos principais atrativos foi a demonstração da nova central meteorológica piezoelétrica. Trata-se de uma tecnologia para aprimorar a precisão de índices pluviométricos e contribuir nas ações de prevenção de escorregamentos e deslizamentos em áreas sensíveis. Índice pluviométrico é a medição do volume de chuva que cai em uma determinada área (cidade, bairro e região) em determinado período (hora, dia, mês e ano).
A central utiliza sensores piezoelétricos para medir a intensidade da chuva por impacto direto, com expectativa de maior precisão e menor demanda de manutenção, sobretudo durante eventos extremos. A iniciativa integra nosso esforço mais amplo para aprimorar a previsibilidade de chuvas em microescala e otimizar protocolos de emergência em faixas de dutos.
Também disponibilizamos uma experiência imersiva com óculos 3D. Por meio deles, as pessoas que visitaram o estande “desceram” pela Serra do Mar em um trilho técnico utilizado por equipes de campo e fizeram um tour virtual pelo navio André Rebouças e pelo Terminal de Angra dos Reis (Tebig/RJ).
Amostras de materiais usados em nossas operações, informações sobre o telefone de emergência 168 e cases técnicos reforçaram nosso compromisso com a integridade ambiental, segurança das pessoas e inovação contínua diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Nosso estande recebeu a visita de representantes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), da Associação Brasileira de Geologia, Engenharia e Ambiental (ABGE) e da Prefeitura de Belo Horizonte. Profissionais da área de geotecnia, geologia, túneis e estudantes de áreas correlatas também conheceram nossa atuação. O evento ainda abriu horizonte para ampliar nossa carteira de fornecedores e despertou o interesse de futuros e futuras profissionais de engenharia, geologia e ambiental em ingressar no Sistema Petrobras.
“Por meio da participação no congresso, reafirmamos nossa atuação na área de engenharia e sustentabilidade, além de mostrar nossas ações frente aos riscos geotécnicos e climáticos que impactam a infraestrutura de energia no Brasil”, destacou o gerente setorial de Manutenção de Faixas de São Paulo, Thiago Santos.
Para o consultor Hudson Régis, a participação em congressos dessa natureza nos consolida como empresa benchmark em gestão de riscos geológico-geotécnicos e fomenta novas parceiras com academia e fornecedores de tecnologias. Ele ressaltou a participação de 11 engenheiros geotécnicos da DDT, como parte de uma ação do Plano Diretor de Geotecnia relacionada à capacitação técnica. “Nosso time de geotecnia de altíssimo gabarito sempre está incumbido em uma busca constante por medidas preventivas que proporcionem aumento real de segurança em nossas operações e possam garantir o retorno sustentável do nosso negócio e a nossa permanência como a maior e melhor empresa de logística da América Latina”, avaliou.